Você está lendo...
Genebra tem carro voador da Airbus
Notícias

Genebra tem carro voador da Airbus

Uma das mais interessantes soluções tecnológicas mostradas no salão suíço, Pop.Up foi feito em parceria com a Italdesign, da Volkswagen

12 de mar, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Genebra tem carro voador da Airbus
Quando o trânsito aperta, o Pop.Up voa

Apesar de ser um evento em que brilham os superesportivos, o Salão de Genebra (Suíça), que termina no próximo domingo (19), também tem espaços dedicados aos protótipos com soluções mirabolantes. Algumas parecem coisa de ficção científica, mas outras estão perto da realidade.

O mais futurista dos protótipos é o Pop.Up, feito pela Italdesign (estúdio da Volkswagen) em parceria com a fabricante de aviões Airbus. O carro pode não apenas rodar, mas também voar de maneira autônoma. Para isso, conta com quatro rotores, como os de helicópteros.

Publicidade


A proposta é melhorar a mobilidade urbana. Quando as vias estiverem congestionadas, o Pop.Up poderia se desconectar do “módulo terrestre” e passar a trafegar pelo ar, tornando-se um carro voador autônomo.

Do Toyota i-Trail (abaixo), o destaque é o sistema de inteligência artificial, a aposta da marca japonesa – e de várias outras – para viabilizar o carro autônomo. No carro-conceito, o recurso pode ser utilizado para gravar as preferências do motorista quanto ao sistema de conectividade.


(Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

O i-Trail leva apenas uma pessoa, mas pode ser reconfigurado para acomodar dois ocupantes. Outro destaque é a possibilidade de acionamento de tecnologias por meio de comando de voz. O modelo tem propulsão 100% elétrica.


Aliás, no capítulo eletrificação o destaque do Salão de Genebra é o conceito Zoe E-Sport (acima), da Renault. Trata-se de um carro elétrico com uma proposta esportiva, ou seja: um “pocket rocket” do futuro, que dispõe de 466 cv e 65 mkgf.

Além disso, ele pesa bem pouco para um modelo a eletricidade (1.400 quilos). O Zoe E-Sport pode acelerar de 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, de acordo com dados da Renault.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA VOLVO


Deixe sua opinião