Você está lendo...
GM apresenta seu 1.0 de três cilindros. Com 116 cv
Tecnologia

GM apresenta seu 1.0 de três cilindros. Com 116 cv

O braço europeu da GM, a Opel, apresentou hoje seu 1.0 de três cilindros. Com estreia marcada para o Salão... leia mais

07 de ago, 2013 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 GM apresenta seu 1.0 de três cilindros. Com 116 cv

O braço europeu da GM, a Opel, apresentou hoje seu 1.0 de três cilindros. Com estreia marcada para o Salão de Frankfurt, sob o capô do subcompacto Adam (esse cara aí de cima), ele tem injeção direta de combustível, turbo e é inteiramente de alumínio. Gera 116 cv. O 1.0 EcoBoost da Ford, com os mesmos recursos, pode chegar a 125 cv.

Também chamado de Ecotec, o três-cilindros entrega 16,9 mkgf de 1.800 rpm até 4.700 rpm, o que torna sua curva de torque praticamente uma mesa. Isso é possível graças a um turbo de baixa inércia, que enche em baixas rotações, e ao coletor de escape diretamente integrado à câmara de combustão. Duvida? Então olha como eles fizeram aí embaixo.

Publicidade


Essa solução permite que o motor também tenha menos peso e uma construção mais compacta. A Opel diz que o 1.0 é 20% mais econômico que seu motor 1.6 atual.

Para fazer par com o motor, a empresa também apresentará uma transmissão manual de seis marchas também inteiramente nova. Com apenas 35 kg de peso a seco, o que a torna 30% mais leve que a atual, ela suportará até 22,4 mkgf de torque. O raio-X dela está logo aí embaixo.


Em que isso nos afeta, caros brasileiros? Na torcida. Peça a Deus para a filial brasileira ter pelo menos essa ligação com a Opel, já que o estilo de nossos modelos agora está mais ligado aos EUA. Este três-cilindros, mesmo sem injeção direta e turbo, ficaria muito bonito sob o capô do Onix e do futuro subcompacto nacional da GM.


Deixe sua opinião