Você está lendo...
GWM confirma cronograma e lançará concorrente do Dolphin neste mês
Notícias

GWM confirma cronograma e lançará concorrente do Dolphin neste mês

De acordo com o cronograma da GWM, divulgado em julho, lançamento do hatch elétrico ORA 03 acontece em agosto; entregas ficam para o mês de outubro

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

GWM ORA 03
GWM ORA 03 chegará ao público em outubro; elétrico tem 160 km/ de velocidade máxima
Crédito:Vagner Aquino/Jornal do Carro

Lançado no Brasil em junho, o BYD Dolphin continua movimentando o setor de carros no Brasil. Agora, vem chegando o momento de outra fabricante chinesa criar alvoroço no mercado e, assim, tentar tirar o reinado do “Golfinho” que está nadando de braçada no segmento de elétricos do País. Estamos falando da GWM, que mantém seu cronograma divulgado no mês passado, durante o Festival Interlagos, e lançará o ORA 03 na próxima semana.



Questionada pelo Jornal do Carro, além da data de lançamento, a fabricante também mantém o cronograma inicial de entregas ao público, que fica para outubro. Os preços, no entanto, ainda são mantidos em segredo. Deve partir de, aproximadamente, R$ 150 mil. Bem próximo ao BYD Dolphin, que chegou por R$ 149.800 – forçando a queda de preços de outras fabricantes. O Caoa Chery iCar, por exemplo, já custa R$ 119.990 e cravou o posto de elétrico mais barato do País.

GWM ORA 03
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Publicidade


Como será o carro?

O novato da GWM contará com duas versões: a convencional e a GT. Ambas têm motor elétrico com potência equivalente e 171 cv e 25,5 mkgf de torque. Entretanto, o que muda é o conjunto de baterias. No primeiro (ORA 03), 48 kWh. Já o ORA 03 GT, conta com 63 kWh. A marca ainda não fala em autonomia, afinal, não foi homologado pelo Inmetro – o que acontecerá no mês que vem, conforme o cronograma da GWM. No mercado externo, portanto, roda até 400 km conforme o ciclo WLTP.

Além de mais potente que o Dolphin (que tem 95 cv e 18,3 mkgf), o ORA 03 também é maior. Tem 4,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,60 m de altura, enquanto o BYD oferece, respectivamente, 4,13 m, 1,77 m e 1,57 m. No entanto, o BYD tem entre-eixos maior, com 2,70 m – 5 centímetros a mais que o hatch da GWM. No porta-malas, vantagem também para o “Golfinho”, que tem 345 litros, contra 228 l do ORA 03.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Recheado de mimos

Na lista de equipamentos, como é de praxe em carros chineses, a oferta é vasta. Tem, a princípio, teto solar panorâmico, duas telas de 10,25 polegadas no painel (uma para o quadro de instrumentos e outra a central multimídia), bem como sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma, assistente de estacionamento e porta-malas com abertura por aproximação. Ademais, tem até banco com massagem, ventilação e aquecimento.

Cabe salientar que, embora ainda não tenha valor definido, o ORA 03 já tem esquema de pré-venda. Feita pelo Mercado Livre, tem taxa de reserva de R$ 9 mil – mesmo esquema dos SUVs Haval, à época do lançamento.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião