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H6, Song Plus e Corolla Cross: os híbridos mais vendidos de janeiro
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H6, Song Plus e Corolla Cross: os híbridos mais vendidos de janeiro

Apesar da queda nos emplacamentos de janeiro, segmento de carros híbridos registrou crescimento expressivo se comparado ao início de 2023

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

09 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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GWM Haval H6 PHEV suvs híbridos trimestre
Haval H6 estreou no Brasil em março deste ano e rapidamente se tornou um dos SUVs híbridos mais vendidos do País
Crédito:Daniel Teixeira/Estadão

Mesmo com a queda do mercado total em janeiro, o segmento de híbridos tem muito a comemorar. Apesar de as vendas terem caído em relação a dezembro em 26%, a evolução desse mercado de um ano para outro, quando comparado a janeiro de 2023 a janeiro de 2024, é bem significativa.



Os híbridos plug-in (PHEV), por exemplo, emplacaram 3.910 unidades no mês passado, um crescimento de 138,9% sobre o ano anterior, com 1.637 carros. Já os híbridos plenos (HEV), aqueles que não têm tomada de carregamento, o aumento foi de incríveis 1.067%, de 108 para 1.261 unidades de 2023 para 2024. Os híbridos leves (MHEV), por sua vez, cresceram menos, de 657 para 904 emplacamentos (+37,6%). Assim como os híbridos flex (leia-se Corolla e Corolla Cross), que passaram de 1.346 para 1.593 carros (+18,4%).

Além disso, desde o mês passado, o imposto de importação para carros híbridos subiu de 4% para 12%, o que fez muitos consumidores interessados nesses veículos adiantarem suas compras, o que justifica uma queda mais acentuada em relação a dezembro. 

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BYD Song Plus DM-i híbridos SUVs
Diogo de Oliveira/Estadão

Top 3 dos carros híbridos

O GWM Haval H6 repetiu em janeiro a liderança conquistada em dezembro, com 1.619 emplacamentos. Com pouco menos de um ano de mercado, o SUV chinês vem registrando um crescimento expressivo no mercado brasileiro e fechou 2023 na 4a colocação entre os híbridos, com quase 7 mil unidades vendidas.

Em seguida aparece o BYD Song Plus, outro modelo do país asiático que conquistou seu público cativo. Foram 1.520 carros emplacados no último mês. Já no fechamento de 2023, o SUV conquistou uma sólida 3a posição, com 7.669 carros, logo atrás do vice-líder Toyota Corolla.


Completando o pódio está o Toyota Corolla Cross, com 995 emplacamentos, um desempenho em queda nos últimos meses. Contudo, o SUV nipo-brasileiro ainda ocupou a ponta da tabela no fechamento do ano passado, bem à frente dos demais modelos da categoria, com 12.115 vendas. Com as novidades chinesas que estrearam no último ano, mais potentes, tecnológicas e com bom custo-benefício, o queridinho vem perdendo espaço e precisa ficar de olho nos rivais.

Dessa forma, confira abaixo o ranking completo dos veículos híbridos mais vendidos em janeiro de 2024.

mais vendidos híbridos
Toyota/Divulgação

Híbridos mais vendidos de janeiro (em unidades)

  • 1 – GWM Haval H6 – 1.619
  • 2 – BYD Song Plus – 1.520
  • 3 – Toyota Corolla Cross – 995
  • 4 – Toyota Corolla – 468
  • 5 – Caoa Chery Tiggo 8 – 459
  • 6 – Volvo XC60 – 285
  • 7 – Honda Civic – 151
  • 8 – Toyota RAV4 – 119
  • 9 – Volvo XC90 – 108
  • 10 – Kia Niro – 81

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.