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HB20 1.0 Turbo vem para incomodar Up! TSI
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HB20 1.0 Turbo vem para incomodar Up! TSI

Embora sejam carros de segmentos diferentes, preço dos modelos turbinados é próximo

18 de abr, 2016 · 6 minutos de leitura.

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 HB20 1.0 Turbo vem para incomodar Up! TSI
HB20 1.0 Turbo custa R$ 47.445, apenas R$ 855 a mais que o Move Up! TSI (R$ 46.590)

Com o lançamento do HB20 1.0 Turbo, a Hyundai criou um sério obstáculo para as vendas do Volkswagen Up! TSI. Se eles são concorrentes? Não, não são. O subcompacto Up! é 27,5 cm mais curto que o HB20 (3,645 m, ante 3,92 m do modelo sul-coreano). Mas é aí que está o problema. O Up!, embora menor, não é muito mais barato. Enquanto era o único 1.0 turbo do pedaço, não havia problema, porque corria sozinho. Agora, não mais.

O Up! TSI mais barato é o Move, que custa R$ 46.590. Já o HB20 1.0 Turbo Comfort Plus tem preço de R$ 47.445, ou R$ 855 a mais que o TSI. Para um carro de categoria superior, com mais espaço para pessoas e porta-malas bem maior (300 litros, ante 285 l do VW), a balança pende claramente para o Hyundai.

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Em termos de motorização, há alguns pontos em comum: ambos têm três cilindros, bloco de alumínio, comando variável, 12 válvulas, trabalham com pressão máxima de turbo de 0,9 bar e geram os mesmos 105 cv com etanol.

Injeção direta. Mas o motor da Volkswagen leva vantagem pela adoção de injeção direta. Graças à tecnologia mais avançada, entre outros benefícios, o Up! não precisa de tanque auxiliar de partida a frio (ao contrário do HB20). Isso porque o sistema utiliza pressão de injeção muito maior, fazendo com que a combustão se dê mais facilmente, sem necessidade de outros artifícios.

Como comparação, a injeção direta funciona com pressão de 250 bar, contra 4 bar no motor aspirado. De acordo com o engenheiro da Volkswagen Roger Guilherme, “a pressão da injeção direta é a mesma exercida a 2.500 metros abaixo do nível do mar”.


Se há um empate na potência com etanol, com gasolina o Up! leva ligeira vantagem (101 cv, ante 98 cv do Hyundai). Além disso, no Volkswagen a potência máxima ocorre a 5.000 rpm, portanto “antes” da verificada no sul-coreano (6.000 rpm).

Da mesma forma, o VW leva a melhor também no torque (16,8 mkgf, contra 15,0 mkgf no HB20). Nesse caso, ambos dispõem de força máxima em baixa rotação (1.500 rpm no Up!, e 1.550 rpm no HB).

O resultado de tudo isso é que o Up! anda mais e gasta menos. De acordo com dados oficiais, o modelo da Volkswagen faz 0 a 100 km/h em 9,1 segundos. Para a mesma prova, o HB20 precisa de 11,2 segundos (ambos com etanol). Quanto ao consumo, enquanto o Up! faz 16,1 km/l na estrada, o Hyundai faz 14,3 km/l (ambos com gasolina). Claro que o peso inferior do Up! ajuda: são 951 kg, contra 1.068 kg do HB20.


O Up! TSI Move, aliás, é a única versão do Volkswagen que custa menos que o HB20. Fora o Move, o motor turbo está disponível nas versões Cross Up! (R$ 50.490), High Up! (R$ 51.590) e nas coloridas (Black/Red/White Up!), além da Speed Up!, todas a R$ 51.790.Já o HB20 Turbo Comfort Style sai por R$ 51.595.

Além disso, o Hyundai oferece o motor 1.0 turbo também para o HB20 sedã. Nesse caso, os preços são R$ 51.475 para o Comfort Plus e R$ 55.255 para o Comfort Style.

A Volkswagen teve o mérito de sair na frente ao oferecer a opção turbo de três cilindros no Up!, e continua a ter motor mais avançado tecnicamente. Mas vai ter de se mexer para encontrar um antídoto para o avanço do Hyundai.


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