Agora é oficial. A Honda confirmou para o Brasil o novo HR-V, as versões híbridas do Civic e do CR-V, bem como um SUV inédito e o esportivo Civic Type R. A informação foi revelada pelo CEO da Honda América do Sul, Atsushi Fujimoto. Pela primeira vez desde que assumiu o posto, há um ano, o executivo participou de um encontro presencial com a imprensa brasileira. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (19). De acordo com ele, o Civic híbrido virá no último trimestre de 2022. Os demais modelos chegarão ao longo de 2023. Porém, Fujimoto não revelou detalhes, como os meses das estreias.
Seja como for, são novidades para lá de bem-vindas. O primeiro a chegar, em agosto deste ano, será o novo HR-V, SUV compacto feito em Itirapina (SP). Conforme Fujimoto, um dos destaques será o pacote tecnológico. Ele diz que o modelo “vai estabelecer uma nova referência no segmento”. Serão quatro versões e duas opções de motor. A 1.5 DI flexível tem injeção direta de combustível, comando de válvulas variável duplo e tuchos hidráulicos. Como resultado, a potência é de 126 cv e torque, de 15,5 mkgf.
Honda Civic Type R é esportivo raiz
Esse quatro-cilindros está na nova linha City, hatch e sedã, lançada no Brasil no fim de 2021. Por sua vez, as versões de topo virão com o inédito 1.5 Turbo Flex. Assim, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro. Entretanto, ele não revelou dados técnicos, como potência e torque. Seja como for, na versão Touring do HR-V tem motor 1.5 turbo. Porém, é apenas a gasolina e gera 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 mkgf a partir das 1.700 rpm. Com a introdução do sistema flexível, dá para esperar uns 180 cv se o SUV estiver abastecido apenas com etanol.
Aliás, por falar em Civic, os fãs do modelo têm duas novidades para comemorar. A primeira é que o sedã vai voltar no fim deste ano. Em 2021, ele deixou de ser feito no Brasil. A 11ª geração do médio virá da Tailândia em versão híbrida. O hatch Type R vem em 2023 – ele nunca foi vendido aqui. O Jornal do Carro avaliou o modelo em 2017, no Japão. Trata-se de um esportivo “raiz”. Nesse sentido, o câmbio é manual e a tração, na dianteira.
Porém, em nova geração. Em outubro de 2021, a Honda revelou as primeiras imagens do novo hatch. Edição derradeira apenas com motor a combustão, o novo Type R acaba de registrar um feito no Japão. O Honda bateu o recorde do Autódromo de Suzuka ao cravar a volta mais rápida para carros com tração na dianteira. Assim, superou a marca que pertencia à geração anterior do próprio Type R. Seja como for, o motor 2.0 turbo de 320 cv deve ser mantido.
CR-V híbrido chega em 2023
Outro lançamento confirmado para 2023 é o CR-V híbrido. Ou seja, será o terceiro eletrificado da Honda no Brasil. O modelo deverá ter visual parecido com o do Honda que será lançado nos Estados Unidos. O SUV deverá ter o mesmo conjunto do Civic híbrido. Ou seja, motor elétrico combinado ao 2.0 a gasolina de 145 cv e 17,8 mkgf. Portanto, não será agora que a Honda vai ter um híbrido flexível no País.
SUV inédito
Por fim, a marca terá também um SUV inédito no Brasil. Embora na foto da traseira apareça a inscrição “HR-V”, a aposta que Honda lançará aqui o BR-V. O modelo chegou às lojas da Indonésia no fim de 2021. Trata-se de um modelo de sete lugares baseado no novo City. Além da plataforma, o Honda BR-V compartilha a mecânica com a linha City.
Ou seja, o motor o 1.5 com cabeçote de 16V é flexível e naturalmente aspirado. Com quatro cilindros e comando variável, entrega até 121 cv e 14,5 mkgf com gasolina. Na Indonésia, há um novo câmbio automático do tipo CVT. A Honda não revelou nenhum detalhe sobre o novo modelo.