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Honda City híbrido estreia na Índia com consumo de 26,5 km/l. E o Brasil?
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Honda City híbrido estreia na Índia com consumo de 26,5 km/l. E o Brasil?

Com o motor 1.5 a gasolina combinado a dois motores elétricos, Honda City e:HEV tem três modos de condução e gera até 110 cv de potência

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de abr, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Honda City híbrido
Honda City e:HEV traz novidades como iluminação interna e teto solar elétrico
Crédito:Divulgação/Honda

Um pouco atrasada na corrida pela eletrificação, a Honda moveu mais uma peça para expandir a versão híbrida do City. Com o sobrenome e:HEV, o modelo, já a venda na Malásia e na Tailândia, agora faz parte também do mercado indiano. E o destaque do sedã, com certeza, é o baixo consumo. De acordo com a montadora, ele faz uma média de 26,5 km/l. Um número superior, por exemplo, ao do Toyota Corolla Cross, que chega a 17 km/l com gasolina.

Para atingir esses números, o novo Honda City e:HEV é equipado com o sistema i-MMD, sigla de ”Intelligent Multi-Mode Drive” ou ”modo multi-inteligente de direção” na tradução livre. Ou seja, a mecânica combina um motor 1.5 a gasolina de 98 cv e outros dois motores elétricos. Um deles também traciona o veículo. Assim, no total, são 110 cv e 25,5 mkgf.

Para aumentar a eficiência, o conjunto opera em três modos diferentes. No primeiro, apenas os dois motores elétricos são acionados. No segundo, o modelo usa só o 1.5, mais adequado para momentos de velocidade constante. E, no terceiro, todos trabalham ao mesmo tempo, entregando mais torque e potência para o carro.

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Divulgação/Honda

Interior não muda

Apesar da motorização diferente, o City híbrido é bem parecido com o modelo tradicional a combustão. Dessa forma, há a mesma central multimídia de 8 polegadas, com Bluetooth e conexão sem fio com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Mas, também traz novidades como sistema de som premium com 8 alto-falantes, teto solar elétrico, iluminação interna, entre outros.

Em relação a condução semiautônoma, o City e:HEV conta com o pacote Honda Sensing, que possui diversos assistentes de condução ao motorista. Entre eles está o controle de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o carro sozinho, e assistente de permanência em faixa, que ajusta a trajetória, e a frenagem automática de emergência.




Seguindo na mesma proposta do modelo tradicional, o City e:HEV tem 4,55 metros de comprimento, 1,467 metros de altura, 1,78 m de largura e 2,60 metros na distância entre-eixos. Vale dizer que, na Índia, há uma garantia de fábrica de 3 anos para o veículo e de 8 anos para as baterias.

Honda City híbrido
Divulgação/Honda

E vem para o Brasil?

Por ora, não há confirmação de que o City híbrido chegue ao mercado brasileiro. Mas, caso venha, a marca poderá dar início ao desenvolvimento do seu híbrido flex. A Honda, inclusive, já confirmou que quer produzir somente veículos elétricos a partir de 2040 e já iniciou o seu plano de eletrificação no Brasil, onde pretende lançar três carros híbridos até 2023. Um deles é o sedã premium Accord e:HEV, que faz quase 20 km/l e chegou recentemente em território nacional.


Além dele, é certo que o SUV médio CR-V terá a sua versão e:HEV. O terceiro provavelmente é o HR-V, o campeão de vendas da montadora no Brasil nos últimos anos. Na versão dos europeus, o modelo tem um consumo médio oficial com gasolina de 18,5 km/l.

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