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Honda ZR-V, SUV rival do Corolla Cross, é flagrado em testes no Brasil
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Honda ZR-V, SUV rival do Corolla Cross, é flagrado em testes no Brasil

SUV baseado no novo Honda Civic roda com camuflagem e esconde detalhes estéticos e mecânicos para a disputa com Compass, Corolla Cross e Taos

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

29 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Honda
Modelo foi flagrado em Nova Odessa (SP), região próxima à fábrica de Sumaré
Crédito:João Baldan/@mentirasautomotivas/Reprodução

A ofensiva de lançamentos da Honda no Brasil em 2023 terá dois modelos inéditos em nosso mercado. Além de Civic e CR-V, que retornarão em novas gerações, a marca japonesa vai lançar o hatch esportivo Civic Type-R, nunca vendido no País, e o inédito SUV ZR-V. Este último virá concorrer diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, por exemplo. E ele já está entre nós, como mostram estas fotos de flagras.

O ZR-V foi revelado em junho deste ano nos Estados Unidos, onde se chama HR-V. Entretanto, o novo SUV é maior que o utilitário compacto feito na fábrica de Itirapina (SP). O modelo usa a mesma base da nova geração do Civic e tem lançamento previsto aqui para agosto. Desse modo, a Honda já iniciou os testes de rodagem para calibração local.

Por isso, o SUV foi flagrado pelas ruas em uma das saídas. As fotos que ilustram esta reportagem foram publicadas nos perfis @mentirasautomotivas e @gessnermotors, no Instagram. Os cliques do leitor João Baldan foram feitos na cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo, pertinho da sede da Honda, que fica em Sumaré.

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Honda
João Baldan/@mentirasautomotivas/Reprodução

O utilitário feito no México – virá importado e sem imposto de importação – ainda está todo coberto com camuflagem. Mas nada que impeça de reconhecer o seu visual com forte inspiração na 11ª geração do Civic. Destaque para os faróis levemente estreitos e horizontais, grade hexagonal com grelha tipo colmeia e lanternas com acabamento escurecido. Atrás, tem ainda detalhes como aerofólio, bem como refletores e sensores de estacionamento no para-choque traseiro.

Posicionamento e detalhes

De acordo com a Honda, o ZR-V ficará posicionado entre o HR-V e o novo CR-V. Deve ter opção de motorização híbrida flex. Até o momento, portanto, a marca não confirmou qual será o conjunto. Entretanto, aposta-se no mesmo 1.5 turbo flex do novo HR-V (182 cv e 24,5 mkgf). O câmbio deve ser CVT. Há ainda quem aposte na combinação de motor 2.0 com 145 cv aliado ao motor elétrico de 109 cv. Juntos, rendem 184 cv. Mas tudo não passa de achismo, afinal, a Honda não comenta planos futuros.


ZR-V
Honda/Divulgação

O ZR-V é maior que o HR-V. Assim, tem 4,56 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Por fim, o SUV do Civic terá cinco assentos e contará com porta-malas de quase 500 litros.

Honda
Honda/Divulgação

Na lista de equipamentos, terá quadro de instrumentos digital de com tela de 7″. A central multimídia se divide em 7″ ou 9″. Tem espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. Tudo muito parecido com o novo Civic.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.