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Hyundai lança linha 2017 do Elantra
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Hyundai lança linha 2017 do Elantra

Sedã Hyundai Elantra ganhou leves atualizações no visual. Motor 2.0 de até 167 cv não teve mudanças

12 de out, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Hyundai lança linha 2017 do Elantra
Grade hexagonal alinhou Elantra ao visual global da Hyundai, que já havia sido adotado pelo HB20

A Hyundai lançou a linha 2017 do sedã Elantra. O modelo recebeu atualizações principalmente na dianteira, que agora conta com grade em formato hexagonal e entradas de ar em formato cortina para refigeração das rodas. Também foram reformuladas as lanternas traseiras – que ganharam luzes de LEDs – e os faróis.

O modelo tem três versões de acabamento, com preço a partir de R$ 84.990. O catálogo de entrada já traz ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, controle de velocidade de cruzeiro, seis airbags, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e sistema de áudio com comando no volante.

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A configuração Special Edition acrescenta partida sem chave, abertura do porta-malas por aproximação, bancos de couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, navegador GPS, câmera de ré e Bluetooth, sensores de obstáculos traseiros e dianteiros, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e suporte lombar e sensor de chuva para acionamento automático dos limpadores de para-brisa.

Já na opção de topo, batizada apropriadamente de Top, há ainda sistema de detecção de pontos cegos, controle de estabilidade, faróis de xenônio com facho alto inteligente, teto solar elétrico, air bag de joelho para o motorista e espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico.

Sob o capô, a mecânica não mudou: motor 2.0 flexível de até 167 cv, associado a um câmbio automático de seis velocidades.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.