O IPVA 2024 em São Paulo terá valores menores que os cobrados em 2023. Isso porque os carros usados ficaram mais baratos neste ano. Assim, levantamento feito pela Mobiauto a pedido do Jornal do Carro mostra redução de preços de, em média, 8,57%. Embora o estudo não abranja todos os modelos registrados no Estado, em 25% dos veículos listados a retração passa dos 10% – veja detalhes abaixo.
Porém, os valores poderiam ser ainda mais baixos. Conforme o consultor da ADK Automotive, neste momento a tendência de queda se mantém. Sobretudo por causa de promoções para o zero-km. “Quando a tabela do novo sobe, o preço do usado acompanha, mas isso leva um tempo”, diz. Porém, de acordo com ele, se a tabela baixa, o valor do seminovo cai imediatamente.
Regras do IPVA 2024 em SP serão mantidas
Assim, quando a apuração de preços do IPVA 2024 foi feita, os carros estavam mais caros do que agora. Conforme a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, a pesquisa ocorre em setembro. Além disso, a Sefaz-SP informa que as regras não devem mudar em relação às de 2023. Ou seja, a tabela que serve de base para a cobrança do IPVA 2024 deve ser divulgada na primeira quinzena de novembro.
Da mesma forma, para automóveis registrados no Estado de São Paulo a alíquota será de 4% sobre o valor venal. Além disso, a regra vale para veículos com motor a gasolina, eletricidade, flexíveis, a diesel ou qualquer outro tipo de combustível. Entretanto, para caminhonetes de cabine simples (com capacidade para até 3 ocupantes), ônibus e motocicletas, a taxa será de 2%. De acordo com as regras, no caso de caminhões o IPVA 2024 equivalerá a 1,5%. Por fim, donos de veículos para locação deverão recolher imposto de 1% sobre a tabela.
Isenções continuam valendo
Assim, para um automóvel com valor de R$ 40 mil, por exemplo, o imposto integral será de R$ 1.600. Porém, o IPVA 2024 poderá ser pago à vista, com e sem desconto, e em até cinco parcelas, mas sem desconto. Assim, o contribuinte que optar pela quitação integral, em janeiro, terá direito a abatimento de 3% sobre o valor total. Seja como for, quem preferir o fracionamento também deverá pagar a primeira parcela em janeiro. Além disso, será possível recolher o valor integral em fevereiro. Entretanto, nesse caso não haverá desconto.I
Assim como nos anos anteriores, da cobrança do IPVA 2024 vão ficar de fora os veículos feitos há 20 anos ou mais. Em outras palavras, de 2004 para trás. Da mesma forma, em São Paulo a isenção continuará valendo para táxis, carros de PCDs e veículos oficiais. Seja como for, cabe lembrar que cada Estado tem suas regras próprias acerca das isenções. Bem como em relação às taxas e datas de pagamento.
Inadimplência bloqueia CLVR
Assim, no caso de São Paulo o contribuinte que resolver fracionar o IPVA 2024 precisa tomar cuidado. Afinal, se perder o prazo de pagamento de qualquer parcela, terá de quitar o saldo remanescente à vista. Além disso, haverá cobrança de multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Conforme a Sefaz-SP, após 60 dias o percentual sobe para 20% do valor do imposto. Ou seja, de acordo com a lei do IPVA (nº 13.296), de 2008.
Da mesma forma, quem não quitar o imposto receberá uma notificação. Seja como for, isso ocorre após o fim do prazo de parcelamento. Portanto, em São Paulo isso deve começar a ocorrer entre junho e julho. Afinal, o vencimento da última das cinco parcelas do IPVA 2024 será em maio. Além disso, a fala de pagamento implica bloqueio do licenciamento do veículo.
Portanto, será impossível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CLRV). Além disso, o contribuinte comete infração gravíssima. Ou seja, fica sujeito a multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Da mesma forma, há risco de apreensão do veículo. Assim, será preciso pagar pela remoção e as diárias de ocupação do pátio do Detran.
Lista tem de cálculo do IPVA 2024 tem usados de vários anos
Como resultado, o nome do contribuinte pode ser incluído na Dívida Ativa do Estado. Além disso, passará a figurar na lista do do Cadin Estadual. Ou seja, o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Assim, para saber o valor do IPVA 2024 basta informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Ademais, o pagamento do IPVA 2024 poderá ser feito pela internet, em apps e terminais bancários de autoatendimento ou lotéricas, por exemplo.
Seja como for, o Jornal do Carro queria saber se o valor do IPVA 2024 irá subir ou baixar. , pedimos que o pessoal da Mobiauto comparasse os preços médios dos usados em setembro de 2023 com os de setembro de 2022. Afinal, neste mês do ano é feita a pesquisa que gera a tabela usada como base para a cobrança do imposto. Portanto, elegemos 25 dos modelos mais emplacados e transferidos no Brasil. Assim, nossa lista reúne carros feitos de 1998 a 2021, incluindo alguns que já saíram de linha.
Os mais transferidos
Redução de até 7%
VW | Gol | CL 1.6 MT | 1988 | 6.133 | 6.716 | 9,51% |
Fiat | Palio | Economy 1.0 Fire MT 4p | 2014 | 29.657 | 29.557 | -0,34% |
Fiat | Uno | Attractive 1.0 Fire 5p MT | 2015 | 37.660 | 37.215 | -1,18% |
Hyundai | HB20 | Evolution 1.0 12V TB AT | 2020 | 77.219 | 74.357 | -3,71% |
Fiat | Toro | Freedom 1.8 16V AT6 | 2018 | 95.436 | 90.113 | -5,58% |
Chevrolet | S10 CD | LT 2.8 TDI 4×4 MT | 2013 | 114.980 | 108.327 | -5,79% |
Chevrolet | Onix | 1.0 12V LT MT | 2020 | 69.115 | 64.767 | -6,29% |
Honda | Civic | EXL 2.0 16V AT | 2019 | 120.113 | 112.113 | -6,66% |
Ford | EcoSport | Freestyle 1.5 12V AT | 2018 | 76.359 | 71.015 | -7,00% |
Redução de até 10%
VW | Polo | Comfortline 200 TSI AT | 2020 | 85.673 | 79.300 | -7,44% |
VW | Nivus | Comfortline 200 TSI AT | 2021 | 112.905 | 104.501 | -7,44% |
VW | T-Cross | Comfortline 200 TSI AT | 2021 | 117.344 | 108.443 | -7,59% |
Jeep | Renegade | Longitude 1.8 16V AT | 2017 | 81.989 | 75.557 | -7,84% |
Hyundai | Creta | Pulse 1.6 16V AT | 2018 | 91.659 | 83.998 | -8,36% |
Toyota | Corolla | Altis 1.8 16V Hybrid AT | 2020 | 151.458 | 138.789 | -8,36% |
Toyota | Corolla Cross | GR-Sport 2.0 AT | 2022 | 160.768 | 146.700 | -8,75% |
Chevrolet | Tracker | LTZ 1.2 12V Turbo AT | 2021 | 117.642 | 107.333 | -8,76% |
Honda | HRV | EXL 1.8 16V AT | 2018 | 104.922 | 95.672 | -8,82% |
Jeep | Compass | Limited 2.0 16V AT | 2019 | 136.988 | 123.999 | -9,48% |
Nissan | Kicks | SV 1.6 16V AT | 2021 | 105.788 | 95.558 | -9,67% |
Redução acima de 10%
Toyota | Hilux CD | SRX 2.8 TDI 4×4 AT | 2018 | 233.905 | 209.789 | -10,31% |
Fiat | Mobi | Like 1.0 Fire MT | 2021 | 55.446 | 49.678 | -10,40% |
Fiat | Strada CD | Endurance 1.4 8V MT | 2021 | 96.342 | 84.678 | -12,11% |
Honda | City | LX 1.5 16V AT | 2018 | 82.658 | 72.328 | -12,50% |
Ford | Ranger CD | XLS 2.2 Diesel AT 4×4 | 2020 | 186.789 | 159.878 | -14,41% |
Assim, a ordem da lista é da menor para a maior desvalorização. Aliás, apenas um dos contemplados teve variação positiva no preço. Ou seja, o Volkswagen Gol CL 1.6 feito em 1988. Contudo, isso é considerado normal. Afinal, os quase 10% de diferença correspondem a menos de R$ 600. Ou seja, o equivalente a pouco mais de três tanques de etanol.
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