Você está lendo...
JAC Motors lança na China novo SUV elétrico com autonomia de 605 km
Mercado

JAC Motors lança na China novo SUV elétrico com autonomia de 605 km

Feito pela JAC Motors em parceria com a VW, novo SUV da marca Sehol tem visual moderno e motor elétrico com 218 cv e 30,5 mkgf de torque

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

JAC
No Sehol Aipao S, conjunto de baterias tem 84 kWh fica debaixo do assoalho
Crédito:JAC/Divulgação

A JAC Motors continua a avançar na eletrificação e acaba de lançar, na China, um novo SUV a baterias. Ele se chama Aipao S e pertence à submarca Sehol, fundada em 2020 em parceria com a Volkswagen. Trata-se da mesma fabricante do pequeno e-JS1, hatch elétrico à venda no Brasil. O destaque do novo SUV é a autonomia de 605 km, obtida graças ao pacote de baterias de 84 kWh que fica sob o assoalho. É uma das maiores autonomias quando observados os carros elétricos disponíveis no País.



Hoje, o BMW iX é o modelo à venda no Brasil capaz de percorrer a maior distância com uma única carga. Ele tem um pacote de baterias de 111,5 kWh com alcance de até 630 km no ciclo europeu WLTP.

Mas, de volta ao lançamento da JAC, o Sehol Aipao S é feito em conjunto com a VW. O SUV traz um motor elétrico de 218 cv de potência e 30,5 mkgf de torque no eixo dianteiro. O câmbio é operado por botão. Segundo a marca chinesa, o conjunto elétrico produz aceleração de zero a 100 km/h em apenas 8 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h.

Publicidade


JAC
JAC/Divulgação

No visual, o SUV se destaca pelos faróis principais na altura do para-choques, com luzes diurnas na parte de cima (bem como na Fiat Toro e em tantos outros modelos atualmente). Atrás, as lanternas são unidas e vão de ponta a ponta, com iluminação Full LEDs. O nome “Sehol” vai colado na tampa do porta-malas, em caixa alta.

Bem equipado

Por dentro, o SUV elétrico tem duas telas de 12,3 polegadas unidas em uma única peça. Entre os equipamentos, traz, por exemplo, itens como ar-condicionado digital de duas zonas e sistema de condução autônoma de nível 2. Além disso, tem modos de condução que deixam o utilitário mais esportivo ou que ajudam a elevar a autonomia das baterias.


JAC/Divulgação

Cabe lembrar que o SUV elétrico da Sehol tem uma variante a combustão. Batizada como Sehol QX, muda basicamente para-choques dianteiro e as rodas de 18″, que são mais fechadas no elétrico, para, então, melhorar a aerodinâmica. Na parte de trás, a principal mudança na versão a baterias é a ausência de saídas de escape. As dimensões são generosas: 4,61 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos.

Na china, o Sehol Aipao S tem preços entre US$ 30.000 e US$ 37.000. Na conversão direta, portanto, custa entre R$ 155.000 e R$ 190.000. Se vier ao Brasil pelas mãos da JAC Motors, é provável que o modelo fique acima do E-JS4, que custa R$ 249.900, tem pacote de baterias de 55 kWh e uma autonomia de 420 km.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião