O CEO global da Chery, Zhang Guibing, confirmou durante entrevista à imprensa brasileira na sede da companhia em Wuhu (China), que um dos futuros modelos da Jaecoo será uma picape. Lembrando que a Chery é dona da Omoda & Jaecoo, subsidiárias que estreiam no Brasil em agosto deste ano.
Por ora, a Jaecoo tem apenas SUVs em seu portfólio. Os J6, J7 e J8, que aqui devem perder a letra “J” para seguir o padrão da Omoda, com quem terá operação conjunta. As duas marcas atuarão no mercado brasileiro como uma única empresa, mas com duas linhas de produtos diferentes. A Omoda terá carros mais urbanos, com o elétrico E5 e o híbrido leve 5 (os primeiros a desembarcar no País). Enquanto a Jaecoo focará em veículos mais parrudos para o uso off-road e com tecnologia híbrida plug-in.
Jaecoo J7 será o primeiro modelo da marca a desembarcar
O 7 será o primeiro modelo da Jaecoo lançado em território nacional, entre outubro e novembro deste ano. É o único carro da marca, aliás, que está sendo vendido em mercados onde as fabricantes já iniciaram suas operações. O 8 também está confirmado para cá, mas deve chegar somente em janeiro de 2025. O 6 também virá eventualmente, uma vez que a ideia é ter 9 produtos até o final de 2026 no Brasil, mas ainda sem data prevista.
Contudo, o anúncio da picape pegou de surpresa até os membros brasileiros da empresa por aqui. Portanto, ainda não existe nenhuma informação sobre tamanho, dados técnicos ou tecnologias que serão empregadas no futuro veículo.
A julgar pelo restante da linha, pensando em um eventual compartilhamento de plataforma, o provável é que a picape dispute o segmento de médias, rivalizando com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Além de ser híbrida plug-in também, claro. Dessa forma, brigaria ainda com GWM Poer e BYD Shark, que terão a mesma tecnologia.
Fabricação nacional para submarcas da Chery é possibilidade
Ainda é muito precoce falar sobre a futura caminhonete, que ainda nem começou a ser desenvolvida. Entretanto, o lançamento no Brasil pode acontecer, já que o mercado de picapes está extremamente aquecido aqui. No momento da estreia, possivelmente a O&J já terá sua fábrica no País e cogita até produzir híbridos flex. Resta saber se a unidade será a mesma de Jacareí, fechada pela Caoa Chery há dois anos. Ainda não se sabe se os chineses vão iniciar uma fábrica do zero ou mesmo fechar parcerias com outras fabricantes, como a O&J fez recentemente na Espanha.
O Jornal do Carro também está no Instagram!