Você está lendo...
Jeep é marca que mais ganhou participação
Mercado

Jeep é marca que mais ganhou participação

Estudo da J.D. Power mostra as montadoras que mais ganharam e perderam 'market share' em 2017. Jeep e Fiat são destaques, cada uma em um extremo

Redação

15 de fev, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep e Fiat
Jeep e Fiat
Crédito:Compass (acima) ajudou a Jeep a ganhar participação (Foto: Rafael Arbex/Estadão)
Jeep e Fiat

Por razões opostas, Jeep e Fiat são destaques de um estudo realizado sobre o mercado brasileiro em 2017. Os dados foram divulgados pela consultoria J.D. Power.

Leia mais notícias sobre o mercado de carros

A Jeep foi a marca que mais ganhou participação de mercado em 2017. A Fiat, por outro lado, foi a que mais perdeu participação.

Publicidade


De acordo com a J.D. Power, a Jeep ganhou 1,09 ponto percentual de participação. A consultoria atribui a evolução ao bom desempenho do Renegade e, principalmente, à ascensão do Compass.

O Compass, lançado no fim de 2016, foi um dos destaques de 2017. O SUV médio foi o modelo mais vendido de todo o segmento de utilitários-esportivos.

Com isso, a Jeep garantiu 4,06% de participação em vendas no Brasil. Além disso, foi da décima para a nona posição no ranking de emplacamentos.


Outra marca de destaque foi a Volkswagen. A chegada do Polo, no fim do ano, ajudou a montadora a incrementar suas vendas e crescer 1,03 ponto. A empresa ficou na terceira posição no ranking de emplacamentos.

Entre as dez maiores marcas do Brasil, também ganharam participação Chevrolet (0,73 ponto), Ford (0,45 ponto) e Renault (0,14 ponto).

A Nissan foi a única montadora japonesa a ganhar participação (0,56 ponto). Porém, com o crescimento da Jeep, caiu da nona para a décima posição.


PERDEDORAS

Entre as marcas que perderam participação no grupo das dez maiores, o destaque foi a Fiat. A marca retrocedeu 1,94 ponto percentual em market share, na comparação com 2016.

Ainda assim, conseguiu se manter na segunda posição do ranking. Embora tenha conquistado um forte desempenho entre os comerciais leves (impulsionada por Toro e Strada), a Fiat perdeu espaço entre os carros de passeio.


Isso porque vários automóveis da marca saíram de linha, ou tiveram seus volumes de produção reduzidos.

Também perderam participação de mercado Hyundai (-0.66 ponto), Toyota (-0,33) e Honda (-0,14).

Jeep e Fiat são marcas do grupo FCA.


VEJA TAMBÉM: QUAIS CARROS COMPRAR COM R$ 70 MIL

Deixe sua opinião