A Jeep promoveu uma coletiva virtual para iniciar as comemorações pelos 80 anos da marca. Agora parte do grupo Stellantis, a montadora norte-americana anunciou novidades, como a série especial 80th Anniversary, que estreia no Renegade. Entretanto, já no fim da transmissão, a chefe da Jeep na Europa, Antonella Bruno, anunciou o novo Compass 2022.
O SUV foi, então, ao palco e ganhou os holofotes por alguns instantes. A executiva limitou-se a dizer que o novo Compass estreia neste ano — e que a sua apresentação, portanto, será feita mais adiante. No breve tempo em que apareceu, Antonella Bruno mostrou algumas das novidades do SUV reestilizado, como o painel, que foi totalmente remodelado.
Segundo a chefe da Jeep, o novo Compass vai surpreender pela quantidade de novas tecnologias a bordo. Dentre os recursos está o quadro de instrumentos em tela de LCD totalmente configurável, e a multimídia de 10 polegadas no topo do painel. O SUV ganhará ainda um sistema de câmera 360º, bem como um carregador por indução (sem fio) para smartphones.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seLançamento próximo no Brasil
O Brasil será o primeiro país da região a receber o novo Compass, já que o SUV é feito em Goiana, Pernambuco. O modelo chega até abril, já como linha 2022. Além da reestilização, será o primeiro veículo da FCA equipado com a nova linha de motores turbo Firefly, da Fiat. O SUV vai estrear o 1.3 turbo flexível de estimados 180 cv e 29 mkgf de torque.
Além dele, o novo Jeep Compass vai ganhar a inédita transmissão do tipo CVT, fornecida pela japonesa Aisin. A caixa automática tem a mesma base do câmbio Direct Shift do Toyota Corolla. Assim, terá uma engrenagem na primeira marcha, para dar maior tração nas saídas, bem como 7 marchas virtuais e modo sequencial, para extrair bom desempenho do motor.
No fim de dezembro, o novo Compass foi visto em testes no Brasil, ainda com muita camuflagem. Entretanto, talvez não tivesse chamado a atenção sem os adesivos. Isso porque o SUV pouco mudou por fora. A reestilização vai alterar levemente a dianteira, deixando os faróis mais estreitos, e vai manter a traseira praticamente inalterada.
Novos rivais a caminho
Com a linha 2022, o Jeep Compass renova o fôlego para a disputa com o Volkswagen Taos, seu futuro rival direto que também estreia na mesma época. O SUV da marca alemã virá da Argentina repleto de tecnologias, com motores turbo e mira apontada para o SUV da Jeep. O mercado brasileiro, por fim, ainda receberá o inédito Toyota Corolla Cross.