JLR perde até US$ 4 bilhões por quedas na China

Jaguar Land Rover teve vendas até 30% menores no último mês de 2018; mercado chinês, principal para JLR, encolheu pela primeira vez em 18 anos

jlr
Fabricante está tomando medidas para conter prejuízos e ganhar competitividade novamente Foto: Aly Song/Reuters

A Jaguar Land Rover surpreendeu o mercado ao revelar perdas na ordem dos US$ 4 bilhões. A causa foi a retração do mercado chinês. Foi a primeira vez desde 1990 que a China encolheu e gerou quedas de até 30% nas vendas da JLR.

As vendas totais de automóveis na China caíram quase pela metade nos últimos meses de 2018.

Outros problemas da JLR

A Jaguar Land Rover ainda vai enfrentar o Brexit, com a saída da Inglaterra da comunidade europeia. A marca também passa pela queda na demanda por motores a diesel, que são seu “carro forte”.

Para tentar reverter a situação, a Tata Motors, controladora da Jaguar Land Rover, vai deixar de usar previsões de mercado para avaliar suas decisões. Segundo o chefe do departamento de financeiro da Tata, PB Balaji, a empresa “está tomando decisões para melhorar a competitividade da JLR, reduzir custos e melhorar o fluxo de caixa.”

A marca também mudou de estratégia de vendas na China. Em vez de preferir números de vendas, a JLR passou a contar o lucro de cada concessionária. O início das vendas do novo Evoque deve ajudar a montadora a sair um pouco do buraco.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas