Você está lendo...
Lamborghini lança série de vídeos para celebrar 50 anos do superesportivo Countach
História

Lamborghini lança série de vídeos para celebrar 50 anos do superesportivo Countach

Primeiro vídeo traz a participação de Marcello Gandini, designer que criou o visual inconfundível do Lamborghini Countach, que marcou época

Redação, Com Luis Filipe Santos, especial para o Jornal do Carro

18 de jul, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Lamborghini Countach
Lamborghini Countach ganhará nova versão híbrida após 50 anos do seu primeiro lançamento.
Crédito:Lamborghini/Divulgação

A Lamborghini lançou uma série de vídeos em suas redes sociais para celebrar os 50 anos do lançamento do superesportivo Countach, um dos modelos mais importantes da sua história. O primeiro episódio (veja abaixo) conta com a presença do designer Marcello Gandini, simplesmente o criador do visual futurista e singular do Countach. A websérie terá mais três episódios, sempre às segundas-feiras.

No vídeo, Gandini explica que a inspiração para desenhar o Lamborghini Countach veio, então, de muitas mudanças que ocorriam na época. Dentre elas, a corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia, bem como a criação dos primeiros supercomputadores.

Da mesma forma, influenciaram também a preferência por motivos geométricos e as muitas cores no design. Assim, o cupê abandonou as formas curvas dos anos 60, e apresentou linhas agudas e afiadas. Outra novidade foram as portas, com abertura vertical.

Publicidade


Motor V12 e zero a 100 km/h em 5 segundos

O Countach teve seu protótipo, o LP 500, lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra, em 11 de março de 1971. O nome veio de uma expressão do dialeto piemontês do italiano, que significa “admiração e encantamento”. A intenção era que o modelo substituísse o (também icônico) Miura e, portanto, fosse um novo superesportivo para a década que se iniciava. No que, afinal, foi indiscutivelmente bem-sucedido.

Como de costume, a sigla no nome indica a posição do motor do Lamborghini. Ou seja, no caso do Countach, a posição longitudinal traseira (Longitudinale Posteriore, em italiano), na qual o enorme motor V12 fica alocado. O poderoso trem de força de 5 litros (4.971 cc) entregava 440 cv a 7.500 rpm, além de 49,8 mkgf de torque a 5.000 rpm, com tração traseira.


Dessa forma, o superesportivo era capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 5 segundos, bem como atingir a velocidade máxima de 300 km/h. Mesmo sem a carroceria constituída da fibras de carbono, a primeira versão do esportivo tinha o peso baixíssimo: só 1.130 kg.



Lamborghini Countach
Lamborghini/Divulgação

Um pouco de história

Após alguns ajustes para se tornar mais funcional, o Countach LP 400 passou a ser vendido a partir de 1973, e foi produzido por 17 anos ao longo de cinco ‘gerações’. Em 1978, a Lamborghini, então, lançou o LP 400 S, que trouxe melhorias em relação ao antecessor.


Quatro anos depois, em 1982, veio o Countach LP 5000 S, com estética diferente, embora tenha mantido as linhas originais, mas com interior revisto. Por fim, em 1985, estreava o LP 5000 Quattrovalvole. A última versão surgiu em 1988, o Countach 25th Anniversary.

No total, 1.999 unidades foram vendidas pela Lamborghini, e, por diversas vezes, o Countach apareceu em filmes como símbolo de status e sofisticação. Não por acaso, o modelo da marca do touro se tornou sonho de consumo de muitos jovens da época.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião