Você está lendo...
Lamborghini lança últimos modelos apenas com motor V12
Mercado

Lamborghini lança últimos modelos apenas com motor V12

Autentica e Invencible têm base no Lamborghini Aventador e usam motor 6.5 V12 a gasolina de 780 cv, mas seus preços não foram revelados

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

08 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Lamborghini
Lamborghini promete que próximos modelos serão eletrificados, com motor 6.5 naturalmente aspirado auxiliado por motor elétrico
Crédito:Lamborghini/Divulgação

Pelo jeito, a Lamborghini não pretende largar o osso tão cedo. Depois de apresentar, em julho de 2021, o Ultimae como sendo o “último” Aventador com motor V12 aspirado, a marca surge, novamente, com a história de “último V12 a combustão”. Agora, a fabricante italiana lança o Autentica e Invencible. O motor de ambos é o 6.5 de 12 cilindros em “V” a gasolina. Ou seja, igual ao do Aventador.



De acordo com a marca, cada superesportivo teve apenas um exemplar produzido. Além disso, eles foram feitos sob encomenda e não tiveram os preços revelados. Ou seja, fazem parte do programa Lamborghini Centro Stile, no qual o cliente pode acompanhar todo o desenvolvimento do carro.

Lamborghini
No visual do cupê Invincible, destacam-se a cor vermelha e o grade aerofólio; Fotos: Lamborghini

Publicidade


O cupê Invincible teve a carroceria pintada de vermelho Efesto. Ou seja, faz alusão a Hefesto, entidade da mitologia grega conhecido também como deus do fogo. Conforme a marca, o conversível Autentica é pintado de cinza Titans. O nome remete aos titãs, deuses gregos nascidos no princípio dos tempos.

Conversível Autentica tem carroceria pintada de cinza

Um dos destaques do visual do Lamborghini Invencible é o grande aerofólio traseiro. Por sua vez, o Autentica traz pequenas aletas em forma de barbatanas. Os faróis, localizados sob uma cobertura vertical, e as lanternas hexagonais são iguais nos dois carros. Assim como a saída tripla de escape.


Lamborghini
Dianteira com faróis embutidos, assim como as lanternas hexagonais, é comum aos dois modelos

Sem central multimídia

Por dentro, o desenho é diferente do Aventador convencional. Assim, no painel dianteiro, em vez de tela do sistema multimídia há duas saídas de ar. Além disso, o painel é bem “limpo” e uma tela digital faz as vezes de quadro de instrumentos. Cada carro tem grafia exclusiva. Revestimentos de alcântara e fibra de carbono dão o toque requintado e esportivo ao acabamento.

Lamborghini/Divulgação

Segundo a Lamborghini, o motor V12 gera 780 cv de potência e 73,4 mkgf de torque a 6.750 rpm. O câmbio é automatizado de sete velocidades e a tração é nas quatro rodas. Por fim, o chassi é exclusivo, formado por um monocoque de fibra de carbono.

Porém, a marca italiana não divulgou dados de desempenho da dupla. Para comparação, no Aventador Ultimate o trem de força garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Além disso, a velocidade máxima é de 355 km/h.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião