Você está lendo...
Mazda planeja volta do motor rotativo
Notícias

Mazda planeja volta do motor rotativo

Dessa vez, porém, o motor rotativo (wankel) seria empregado apenas como gerador, para aumentar a autonomia de automóveis elétricos

Redação

16 de out, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Mazda
Crédito:Mazda pode trazer de volta o motor rotativo, mas desta vez para funcionar como gerador para recarregar as baterias de carros movidos a eletricidade. Foto: Mazda

A notícia que todos esperávamos pode estar próxima de se tornar realidade – mas não na forma como gostaríamos que viesse.

De acordo com a “Automotive News”, a Mazda está considerando retomar a produção do motor rotativo (Wankel). Porém, ao contrário do que ocorria nos esportivos RX-7 e RX-8, ele não será utilizado para movimentar as rodas. Em vez disso, servirá para aumentar a autonomia de veículos com propulsão elétrica.

A montadora japonesa está desenvolvendo um novo modelo elétrico que deverá estrear em 2019. E o motor a gasolina serviria como um gerador para recarregar as baterias. É aí que entra o motor rotativo.

Publicidade


O Wankel é um motor compacto, quando comparado a um propulsor de ciclo Otto de mesma potência. Essa característica, aliada à baixa vibração, seria ideal para aplicação em veículos híbridos.

Se der certo, teríamos a ressurreição do motor rotativo. Depois, quem sabe, ele não seria utilizado também para movimentar as rodas…

Deixe sua opinião