Você está lendo...
McLaren celebra 50 anos vitoriosos
Notícias

McLaren celebra 50 anos vitoriosos

Leandro AlvaresA McLaren inicia amanhã, durante a apresentação do projeto MP4-28 para a temporada 2013 da Fórmula 1, na Inglaterra,... leia mais

30 de jan, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 McLaren celebra 50 anos vitoriosos

Leandro Alvares

A McLaren inicia amanhã, durante a apresentação do projeto MP4-28 para a temporada 2013 da Fórmula 1, na Inglaterra, as comemorações de seu 50º aniversário. A equipe foi fundada no dia 2 de setembro de 1963.

Publicidade


Segundo colocado no ranking de vitórias da principal categoria do automobilismo – atrás da Ferrari -, o time britânico foi criado pelo neozelandês Bruce McLaren. O impetuoso piloto e engenheiro disputava tradicionais provas de turismo na Europa e nos EUA.

O expressivo desempenho da McLaren Motor Racing nas pistas motivou Bruce a seguir para a Fórmula 1, em 1966. O sucesso a transformou em uma das marcas mais cobiçadas mundialmente por pilotos e fãs do esporte.

A primeira vitória veio cedo, apenas dois anos após a estreia. Foi obtida justamente pelo fundador do time, ao cruzar em primeiro a linha de chegada do GP da Bélgica de 1968.


O título também não demorou a ser alcançado. Com o brasileiro Emerson Fittipaldi, a McLaren faturou o mundial de pilotos e construtores de 1974. A festa, porém, não contou com a presença de Bruce, que morreu quatro anos antes, durante uma sessão de treinos em Goodwood, na Inglaterra.

Sob o comando do inglês Ron Dennis, a McLaren se consolidou como uma das maiores equipes da história da Fórmula 1. Conquistou oito títulos de construtores e 12 de pilotos, associou-se a grandes montadoras, como Porsche, Ford (Cosworth), Honda e Mercedes-Benz, entre outras. Seus monopostos foram pilotados por gênios como Ayrton Senna, Alain Prost, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Nos principais tópicos das estatísticas, como vitórias, poles e pódios, a equipe sediada em Woking só aparece atrás da escuderia italiana, fundada 16 anos antes. Mas a McLaren teve seus dias de líder. Em 1993, a conquista de Senna no GP da Austrália levou o time momentaneamente ao topo do ranking de GPs vencidos.


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro#)

ESPORTIVOS DE RUA

O sucesso não se restringe à F1. A marca fez história ao se aventurar no universo dos superesportivos com o McLaren F1, um dos carros feitos em série mais velozes do mundo. Produzido de 1992 a 1998, o modelo tem motor V12 de 627 cv e alcança 390 km/h.


Em 2011 surgiu o MP4-12C, com seu V8 de 600 cv. No Salão de Genebra, em março, será lançado o McLaren P1, cujo vê-oito terá cerca de 750 cv.

Deixe sua opinião