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Mercedes-Benz CLA deve ganhar versão esportiva
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Mercedes-Benz CLA deve ganhar versão esportiva

Chefe da AMG confirma a chegada da versão Racing Series para o próximo ano

18 de out, 2013 · 2 minutos de leitura.

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 Mercedes-Benz CLA deve ganhar versão esportiva
Modelo recebeu alterações para ficar mais esportivo

Você já conferiu aqui no Jornal do Carro que o Mercedes-Benz CLA, a versão sedã do Classe A , deve começar a ser vendido ainda em novembro deste ano. Ele terá um 1.6 turbo que entrega 156 cv e, mais para frente, ganhará um propulsor 2.0 turbo de 211 cv. Porém, segundo o site americano World Car Fans, a marca guarda algumas surpresas para o compacto de três volumes. Eles dizem que o chefe da AMG, Tobias Moers, afirmou o lançamento de uma versão mais quente que a preparada pela AMG, baseada no pacote Racing Series, que apareceu em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. A novidade deve surgir no próximo ano.

O Mercedes-Benz CLA 45 AMG tem o mesmo motor 2.0 turbo da versão civil, só que preparado para gerar 360 cv. Porém, na versão Racing Series, o poder do sedã pode aumentar. Além da pintura esportiva, o carro recebeu pneus de competição, entradas de ar modificadas no para-choque dianteiro, uma gaiola de proteção para o motorista, suspensão com ajuste esportivo, bancos de competição Recaro e um sistema anti-incêndio.

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Jornal do Carro
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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.