Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02/07/2022 - 4 minutos de leitura.

Mercedes-Benz vai aposentar os compactos Classe A e Classe B em 2025

Com foco na eletrificação e no mercado de luxo, Mercedes-Benz vai tirar de linha os compactos e manter GLA, GLB, CLA e CLA Shooting Brake

Um dos motivos da aposentadoria do Classe A é a baixa aceitação em mercados fora da Europa Crédito: Mercedes-Benz/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O avanço da eletrificação tem acelerado a aposentadoria de vários modelos tradicionais a combustão. Na gama da Mercedes-Benz, os próximos a saírem de linha são os Classe A e Classe B. Com a profusão de SUVs e o mercado premium cada vez mais voltado aos carros elétricos, os dois compactos serão aposentados em 2025, e não terão novas gerações.

Mercedes-Benz/Divulgação

A afirmação foi divulgada pelo jornal alemão Handelsblatt. A publicação relembrou que, no fim de maio, o CEO da marca, Ola Källenius, anunciou que a montadora abandonaria alguns compactos atuais para focar no mercado de luxo. Agora, os nomes são públicos. Afinal, sabe-se que os modelos GLA, GLB, CLA e CLA Shooting Brake se manterão em linha. Inclusive, todos já têm próximas gerações em desenvolvimento sobre a nova plataforma MMA.

Continua depois do anúncio

Mercedes-Benz/Divulgação

Contudo, mesmo com foco nos veículos elétricos, por ora, a base trabalhará com modelos híbridos. Isso está garantido até 2030. Antes disso, a Mercedes-Benz já fechou parceria com a ProLogium Technology para criar e produzir baterias menores de estado sólido. Esta tecnologia será lançada até 2025 e promete, então, impactar a líder Tesla.

Menos é mais

De acordo com o jornal alemão, os carros estão cada vez mais avançados em sistemas operacionais e baterias. Assim, precisam reduzir a quantidade de produção, afinal, são mais caros. Källenius, inclusive, reviu as metas da Mercedes-Benz. Longe de querer competir com fabricantes de volume, o executivo, assim, baixou as previsões de 3 milhões de carros por ano para 2,5 milhões/ano. Isso, naturalmente, exigirá um portfólio menor.



Leia Mais


De acordo com o jornal alemão, as vendas de carros compactos deverão permanecer em cerca de 570 mil unidades por ano. Por outro lado, segmentos superiores estão em constante crescimento. Tanto é que a marca da estrela de três pontas já anunciou uma nova divisão de (ultra) luxo, a Mythos. Por falar nisso, a princípio, os luxuosos Classe S, EQS, Maybach e Mercedes-AMG devem crescer até 60% nos próximos anos com a nova estratégia.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

Notícias

RAM 1500 RHO é picape vitaminada com 548 cv ao estilo Ranger Raptor

Notícias

Omoda e Jaecoo, da Chery, começam a vender em agosto no País

Notícias

Honda WR-V híbrido flex 2025: como é a nova geração do SUV

OFERTAS 0KM
De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

VER TODAS AS OFERTAS