Você está lendo...
Empresário mexicano envolve Lamborghini e governo paraguaio em ‘saia justa’
Notícias

Empresário mexicano envolve Lamborghini e governo paraguaio em ‘saia justa’

Joan Fercí detém direitos sobre uso da marca na América Latina desde 1994 e tenta produzir versões de esportivos no continente. Lamborghini busca impedir produção

Igor Macário

02 de out, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

lamborghini
Empresário chegou a se encontrar com presidente paraguaio, Mario Benitez
Crédito:Foto: Lamborghini Latinoamérica SA/Divulgação
lamborghini

Uma história no mínimo curiosa vem se desenrolando entre o governo do Paraguai, a Lamborghini e um empresário mexicano. Em 1994, Jorge Antonio Fernándes García, também conhecido como Joan Fercí, obteve os direitos sobre a marca Lamborghini na América Latina. Os papéis foram comprados da Chrysler, que detinha o controle sobre a fabricante de esportivos e valem por 99 anos.

No entanto, a “Lambo” passou às mãos da Volkswagen em 1998, o que mudou a relação da sede na Itália com o empresário. Tudo porque Fercí criou por aqui a Lamborghini Latinoamérica SA. A empresa não tem qualquer relação com a matriz italiana, muito menos com a Volkswagen. E, desde 2006, tenta abrir uma linha de produção de um Lamborghini “legítimo” na América Latina. Só que além de usar os emblemas e o nome, Fercí só tem direitos para produzir um único modelo da marca, o Diablo. O esportivo deixou de ser fabricado pela matriz em 2002.

E o Paraguai?

Segundo informações do portal Autoblog Argentina, nenhum plano no país portenho se concretizou. Isso fez o empresário se voltar ao Uruguai para tentar abrir uma fábrica. Também não deu certo. Agora, Fercí tenta emplacar a Lamborghini Latinoamérica SA no Paraguai.

Publicidade


Mas, a julgar pela reação do governo paraguaio ao descobrir que a empresa do mexicano não tem relação com a matriz italiana, os planos dificilmente irão adiante. Fercí chegou a se encontrar no último dia 23 de setembro com o presidente do Paraguai, Mario Benitez. O mal entendido estremeceu o país vizinho.

Com a premissa de fabricar uma versão elétrica do extinto esportivo por lá, Joan Fercí chegou a falar sobre a instalação de um centro de pesquisa, desenvolvimento e estilo com a chancela Lamborghini no Paraguai.

Lamborghini já processou

No entanto, a ministra de Indústria e Comércio paraguaia, Liz Cramer, assumiu o desentendimento e comunicou que a reunião “foi de caráter meramente exploratório”. O encontro, aliás, teria sido arranjado diretamente com a presidência do Paraguai, a partir de uma nota enviada diretamente ao gabinete, sem participação do Ministério. A imprensa paraguaia vem descrevendo o incidente como um “papelão” exercido pela cúpula do país.


Quem não anda nada contente com as novas movimentações do mexicano é o escritório central da Automobili Lamborghini S.p.A, em Sant’agata Bolognese, na Itália. Tanto que pela primeira vez em 25 anos a matriz se pronunciou sobre Joan Fercí. Num curto comunicado, a empresa reafirma não ter nenhuma ligação com o empresário, nem com o governo paraguaio. Tampouco tem intenções de produzir qualquer modelo na América Latina.

Com o maior aporte jurídico do Grupo Volkswagen, a Lamborghini italiana tem dois processos contra sua suposta “filial” mexicana. Um na corte americana, outro na Itália.

Ousado

Não obstante, a Fercí está apresentando seu conceito LA Vision, em versões esportiva e SUV, na feira Veículo Elétrico Latino-Americano, que começou nesta terça-feira (1) em São Paulo. Coincidência, ou não, os modelos são muito semelhantes a modelos produzidos pela marca na Itália.


Deixe sua opinião