Nissan Frontier Projeção
Theottle/ Reprodução

Nissan e Mitsubishi se unem para criar picape elétrica e SUVs híbridos

CEO da Nissan afirma que parceria com a Mitsubishi é inédita; além de picapes elétricas, montadoras japonesas vão criar novos híbridos plug-in

Por Adrielle Farias 03 de abr, 2024 · 5m de leitura.

Nissan e Mitsubishi vão desenvolver novos carros nos Estados Unidos, com foco em modelos híbridos e elétricos. Segundo as montadoras japonesas, que mantêm aliança com a Renault, o objetivo é reduzir custos de produção de veículos 100% elétricos. Mas os investimentos também servirão para desenvolver modelos híbridos plug-in.

Em entrevista ao Automotive News, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, afirmou que a parceria entre as duas empresas nos EUA é inédita. Além disso, o executivo confirmou a produção de três novos modelos no País, entre eles, uma picape elétrica. Afinal, é um segmento em que as duas marcas têm tradição com as picapes Frontier e L200 Triton.

Hyundai Ioniq 5 N na pista! Aceleramos o elétrico com ronco de motor e marchas

O anúncio surge logo após a Nissan ter descartado o resgate da startup automotiva Fisker Inc. Segundo a Reuters, a parceria entre as montadoras interessava à Nissan pela possibilidade de fabricar justamente a sua primeira picape eletrificada. Contudo, as negociações foram encerradas em março.

OFERTAS 0KM
Confira ofertas exclusivas da Mitsubishi para leitores do Jornal do Carro

O que esperar da parceria entre Nissan e Mitsubishi

Atualmente, a Mitsubishi Motors não tem veículos 100% elétricos à venda. Do outro, a Nissan ainda não fez sua estreia no segmento de híbridos plug-in. Ademais, as duas marcas nunca fabricaram picapes elétricas, afinal, o segmento já conta com modelos de Ford e Chevrolet, por exemplo. Além de picapes eletrificadas de marcas chinesas que estão a caminho, como a GWM Poer, que estreia neste ano no Brasil, e a inédita picape híbrida da BYD.

Salão de Tóquio 2023 Nissan Ariya elétrico
Diogo de Oliveira/Estadão

Enquanto a Nissan planejar usar a tecnologia do Outlander PHEV para o lançar o seu primeiro híbrido, a Mitsubishi espera utilizar a mesma tecnologia do crossover Ariya para fabricar seu veículo elétrico. Contudo, ainda não há um cronograma oficial para o lançamento destes dois novos carros.


Já a picape elétrica é esperada como sucessora do Nissan Frontier – que é movido a combustão – e está prevista para entrar no mercado entre 2027 e 2031. O veículo será co-desenvolvido pelas duas montadoras e provavelmente ganhará dois modelos diferentes.

Divulgação / Mitsubishi

Nissan e Honda anunciam produção de carros elétricos

No mês passado, a Nissan e a Honda assinaram um memorando de entendimento para viabilizar a produção de carros elétricos com preço acessível. A parceria pontual vale apenas para a China. De acordo com as empresas, a ideia é criar métodos para reduzir custos de fabricação e produção destes veículos e, desta forma, ampliar a escala para produzir e vender carros mais baratos. Contudo, não se sabe ainda quando os primeiros carros desta união podem chegar ao mercado.

Vale destacar também que a Nissan anunciou que está planejando lançar 30 carros novos até 2026 em diversos países. Destes, 16 modelos serão eletrificados enquanto os outros 14 serão a combustão. Além disso, a montadora afirmou que deseja reduzir os custos da sua próxima geração de veículos elétricos em até 30%.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.