Nícolas Borges
A temporada 2011 do automobilismo nacional começa cheia de estreias. Além da Audi DTCC (veja o post anterior), há duas novas competições baseadas em carros de turismo: a Mercedes-Benz Grand Challenge, que terá o C250 CGI, e a Copa Petrobras de Marcas, com modelos Chevrolet, Ford e Honda.
O campeonato da Mercedes se caracteriza pelo ineditismo: nunca a marca alemã havia se envolvido oficialmente em uma categoria monomarca no mundo, segundo a organizadora, SRO Latin America. No Brasil, a iniciativa também é pioneira nas pistas com automóveis – a Mercedes já atua há anos na Fórmula Truck.
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O carro é o C250 CGI, versão recém-lançada do sedã médio da marca. Além da retirada de equipamentos para aliviar peso e do reforço do chassi, o carro traz freios de competição e retrabalho na suspensão, entre outras mudanças. O motor quatro-cilindros de 1,8 litro terá a potência elevada de 204 cv para cerca de 245 cv. O câmbio será sequencial de seis marchasport. O peso será de 1.100 kg, 395 kg a menos que no modelo original.
A primeira etapa estava prevista para este fim de semana, mas como o carro ainda está “cru”, amanhã ele será apenas apresentado no Autódromo de Interlagos, zona sul da capital. A competição começa mesmo no dia 22 de maio, em Curitiba.
Já a Copa Petrobras de Marcas se inspirou na TC2000, tradicional categoria de muito sucesso na Argentina. Também sedãs médios, os carros serão o Chevrolet Astra, Ford Focus e Honda Civic, com chassis próprios. Mas a mecânica será unificada: motor quatro-cilindros argentino, da Berta, com cerca de 280 cv, e câmbio sequencial de seis marchas, da Xtrac. A prova inaugural será em Curitiba, uma semana após a da Mercedes.
Em São Paulo, os Mercedes deverão correr em 11 de setembro e 11 de dezembro, enquanto a Copa Petrobras está prevista para agitar Interlagos em 17 de julho. Por sua vez, a Audi DTCC estará na capital paulista em 27 e 28 de agosto.