Você está lendo...
Modelos de rua ‘bombam’ nas pistas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Modelos de rua ‘bombam’ nas pistas

A temporada 2011 do automobilismo nacional começa cheia de novas categorias de turismo. Além da Audi DTCC, com o A3, haverá a Mercedes-Benz Grand Challenge, que terá o C250 CGI, e a Copa Petrobras, com modelos Chevrolet, Ford e Honda

09 de abr, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Modelos de rua 'bombam' nas pistas

C250 CGI que correrá as provas do Mercedes-Benz Grand Challenge (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Nícolas Borges

A temporada 2011 do automobilismo nacional começa cheia de estreias. Além da Audi DTCC (veja o post anterior), há duas novas competições baseadas em carros de turismo: a Mercedes-Benz Grand Challenge, que terá o C250 CGI, e a Copa Petrobras de Marcas, com modelos Chevrolet, Ford e Honda.

O campeonato da Mercedes se caracteriza pelo ineditismo: nunca a marca alemã havia se envolvido oficialmente em uma categoria monomarca no mundo, segundo a organizadora, SRO Latin America. No Brasil, a iniciativa também é pioneira nas pistas com automóveis – a Mercedes já atua há anos na Fórmula Truck.

Publicidade


O carro é o C250 CGI, versão recém-lançada do sedã médio da marca. Além da retirada de equipamentos para aliviar peso e do reforço do chassi, o carro traz freios de competição e retrabalho na suspensão, entre outras mudanças. O motor quatro-cilindros de 1,8 litro terá a potência elevada de 204 cv para cerca de 245 cv. O câmbio será sequencial de seis marchasport. O peso será de 1.100 kg, 395 kg a menos que no modelo original.

A primeira etapa estava prevista para este fim de semana, mas como o carro ainda está “cru”, amanhã ele será apenas apresentado no Autódromo de Interlagos, zona sul da capital. A competição começa mesmo no dia 22 de maio, em Curitiba.

Já a Copa Petrobras de Marcas se inspirou na TC2000, tradicional categoria de muito sucesso na Argentina. Também sedãs médios, os carros serão o Chevrolet Astra, Ford Focus e Honda Civic, com chassis próprios. Mas a mecânica será unificada: motor quatro-cilindros argentino, da Berta, com cerca de 280 cv, e câmbio sequencial de seis marchas, da Xtrac. A prova inaugural será em Curitiba, uma semana após a da Mercedes.


Em São Paulo, os Mercedes deverão correr em 11 de setembro e 11 de dezembro, enquanto a Copa Petrobras está prevista para agitar Interlagos em 17 de julho. Por sua vez, a Audi DTCC estará na capital paulista em 27 e 28 de agosto.

Ford Focus será um dos competidores na Copa Petrobras de Marcas (Ilustração: Vicar/Divulgação)

Deixe sua opinião