Você está lendo...
Nissan Arizon revelado na China dará origem a SUV inédito
Notícias

Nissan Arizon revelado na China dará origem a SUV inédito

Com estilo futurista e portas traseiras do tipo suicida, protótipo Arizon foi feito por time chinês da Nissan e tem novo assistente pessoal da marca

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

24 de abr, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

SUV Arizon tem linhas futuristas e iluminação especial, adaptável ao motorista
Crédito:Nissan/Divulgação

A Nissan levou dois novos carros-conceituais elétricos ao Salão de Xangai, que vai até quinta-feira (27). O Max-Out e um conversível o Arizon, um SUV. Inicialmente, este foi projetado para o mercado chinês. Porém, nada impede que o modelo se transforme em um produto global. Além disso, a marca iniciou a venda do crossover X-Trai e-Power no país asiático.

Segundo a Nissan, o conceito Arizon foi criado por uma equipe chinesa. Além disso, uma das bases foi a experiência da marca com carros elétricos. Por isso, o modelo utiliza a plataforma CMF, específica para esse tipo de modelo. Assim, privilegia o centro de gravidade baixo, algo importante em SUVs.



Ampla cabine tem acesso por portas sem coluna

SUV da Nissan tem portas do tio suicida, com abertura invertida; Fotos: Nissan

Publicidade


Entre os destaques do Arizon está o visual futurista. Nesse sentido, contribuem a falta de coluna central. Além disso, as portas traseiras são do tipo suicida. Ou seja, a abertura é em sentido contrário ao das convencionais. Além disso, o teto é de vidro e tem função de escurecimento automático.

Conforme a Nissan, também há novo assistente pessoal, batizado de Eporo. O sistema pode interagir com os passageiros simulando um ser humano. Assim, fornece dados como tempo e temperatura, por exemplo. Há ainda iluminação interativa, que identifica pessoas. Da mesma forma, adapta o veículo para atender as demandas dos usuários.


No mesmo sentido, a iluminação interna pode mudar de acordo com o modo escolhido pelo motorista, por exemplo. A Nissan informa que o modelo foca o mercado chinês. Porém, nada impede que sua versão de produção seja um carro global. Aliás, a expectativa é de que Arizon sirva de base para um novo SUV. Porém, ainda não há nenhuma informação a esse respeito.

Conceito futurista Max-Out também está sendo apresentado no salão chinês; Foto: Nissan

Por fim, outro destaque da marca no salão chinês é carro-conceito Max-Out. Assim, o conversível elétrico tem desenho futurista e aerodinâmico e tração nas quatro rodas. Além disso, a Nissan anunciou o início das vendas do crossover X-Trail e-Power híbrido na China.


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Confira nossa review do Nissan Sentra!
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.