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Nova Ford Ranger Raptor tem desenho industrial registrado no Brasil
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Nova Ford Ranger Raptor tem desenho industrial registrado no Brasil

Após estrear na Argentina, nova Ford Raptor tem grade frontal registrada no INPI; versão esportiva da picape tem motor V6 de 397 cv

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor será lançada no Brasil ainda em novembro
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford registrou alguns desenhos industriais da Ranger Raptor no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A versão esportiva da picape não tem data definida para chegar ao Brasil. Entretanto, o lançamento na Argentina em janeiro aumenta as possibilidades. Afinal, a nova geração da Ford Ranger tradicional será vendida no mercado brasileiro, com estreia prevista ainda para 2023, e terá produção na fábrica de General Pacheco.

Seja como for, a Ford não registrou os desenhos da picape em si, mas sim da grade frontal da Raptor. Embora o formato seja o mesmo das versões convencionais, o grande destaque é o nome Ford em caixa alta no centro. Além disso, o design se complementa com o formato colmeia. Vale lembrar, no entanto, que o registro no INPI não significa que a picape chegará em solo nacional. Apenas que a marca registrou os direitos do visual.



Ranger Raptor
Reprodução/Revista INPI

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Ranger Raptor conta com motor V6 biturbo

O modelo que chegou na Argentina é igual ao disponível na Austrália e África do Sul. Ou seja, tem motor 3.0 V6 biturbo a gasolina com 397 cv e 59,4 mkgf, e câmbio automático de 10 marchas com tração nas quatro rodas. Há também caixa de reduzida com quatro modos de condução (Normal, Escorregadio, Lama e Pedra).

Para comparação, a geração anterior da Ranger Raptor tinha motor 2.3 biturbo diesel de 213 cv. Por isso, até o momento, o título de picape mais potente era da Volkswagen Amarok V6 com potência de 256 cv. Mas isso logo vai mudar.

Ranger
Ford Ranger Raptor 2023 (Ford/Divulgação)

De acordo com a marca, o motor possui um bloco compacto de ferro-grafite. Dessa forma, é cerca de 75% mais resistente e até 75% mais rígido que o bloco de ferro fundido. O intuito é alcançar respostas mais rápidas, principalmente na aceleração. Além disso, o conjunto adotou um sistema anti-inércia (anti-lag), que permite uma entrega mais rápida de potência.

Design imponente

Para além da mecânica, a Raptor tem diferenças para as demais versões da Ranger. Segundo a Ford, a picape tem suspensão com arranjos específicos, reforços estruturais, placas de proteção sob a carroceria e, por fim, maior altura livre do solo, com 27,2 centímetros.

Ford Ranger Raptor 2023 (Ford/Divulgação)

No visual, a picape tem para-choques modificados, bem como rodas de 17″ e pneus todo-terreno. E os faróis usam LEDs Matrix. Já no interior, a Ranger Raptor é mais esportiva com bancos esportivos pretos com costuras vermelhas. Além disso, tem multimídia com tela de 12″ e conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay, além de um quadro de instrumentos de 12,4″. Por fim, vem com sistema de som da marca Bang & Olufsen com 10 alto-falantes.

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