Você está lendo...
Nova geração da picape Renault Oroch será feita na Argentina em 2024
Mercado

Nova geração da picape Renault Oroch será feita na Argentina em 2024

Picape Renault Oroch vai ganhar nova de geração em dois anos, terá produção na Argentina e será um modelo global com motores turbo 1.0 e 1.3

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

07 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Renault
Renault Oroch poderá, finalmente, conseguir duelar com a bem-sucedida Fiat Toro
Crédito:Renault/Divulgação

A nova geração da Renault Oroch vem aí. E desta vez, ao que parece, será feita em solo argentino. É o que confirmou o governo local. A declaração partiu do Secretário de Indústria e Desenvolvimento Produtivo da Argentina, José Ignacio de Mendiguren, no 14º Colóquio Industrial 2022. O evento voltado a empresários aconteceu nesta semana, em Córdoba.



Embora a fabricante negue, o Secretário deixou claro para a plateia que esteve com Pablo Sibilla, presidente da Renault argentina. Na ocasião, Mendiguren contou que ambos discutiram o “projeto de investimento de 300 milhões de euros para a fabricação da picape Oroch”. Ele ainda contou que a picape “terá entre 35% e 40% de nacionalização”. Já as exportações consumirão 65% da produção. E o principal destino será o Brasil.

Sem detalhes extras, o que se sabe até agora é que a nova geração da Renault Oroch – prevista para 2024 – terá a plataforma modular CMF-B. No Brasil, a estreia da nova arquitetura acontece no mesmo ano, com a fabricação de um novo SUV compacto da marca francesa.

Publicidade


Renault Oroch 2023
Renault/Divulgação

Por enquanto, não há imagem do modelo. Entretanto, especulações apontam que a picape seguirá a nova identidade da marca e terá linhas próprias. Portanto, nada de seguir com o desenho do Duster. De toda forma, é certo que os dois modelos continuarão irmãos em vários aspectos. O visual de ambos terá como base o Bigster, futuro SUV de até 7 lugares que será feito em São José dos Pinhais, no Paraná. Ou seja, o novo Duster será a sua versão reduzida.

Sobre a mecânica, é certo que a próxima Oroch terá o atual 1.3 TCe turbo flex, tal como na geração atual. Porém, virá com opção de câmbio manual de 5 marchas, além do automático CVT (já disponível). Para o Brasil, entretanto, a picape terá versão de entrada com o novo 1.0 TCe turbo flex, que também será feito na fábrica paranaense. Na Europa, gera 100 cv e 16,3 mkgf de torque, mas aqui deverá elevar a potência para algo entre 115 cv a 120 cv com etanol.


Mais produtividade em Santa Isabel

De acordo com informações da imprensa internacional, o plano da Renault é aumentar a produção na fábrica argentina de Santa Isabel. Com a montagem da Oroch, a unidade passará a operar em três turnos a partir de 2025, o que justificaria o alto investimento. A previsão, inclusive, é de que a picape passe a ser global, para romper as fronteiras da América Latina, e chegar, por exemplo, à África do Sul. Desse modo, quem sabe poderá peitar a Fiat Toro.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião