Enquanto a nova Ford Ranger tem produção certa na Argentina e previsão de chegar ao Brasil em 2023, a segunda geração da VW Amarok continua distante daqui. Mas, as últimas informações apontam para uma possível chegada da picape da Volkswagen, via importação da África do Sul, a partir de 2024.
De acordo com Martina Biene, diretora-gerente da Volkswagen na África do Sul, as fábricas locais da empresa não planejam mudança imediata para a produção de veículos elétricos. O problema é que a Europa, por exemplo, vai banir modelos a combustão a partir de 2035. À Reuters, a executiva aponta que estratégia da VW local será de continuar a investir em modelos a combustão e, assim, “fazer parceria com os centros de fabricação indianos e brasileiros. Dessa forma, vai produzir veículos a gasolina e a diesel para países da Ásia, América Latina e todo o continente africano”. Contudo, cabe dizer que, em momento algum, a executiva da Volkswagen citou modelos específicos.
Porém, como o plano prevê esse intercâmbio, é possível que o Brasil esteja na rota de exportação da nova geração da Amarok. Afinal, desde o princípio, a marca expôs que quer exportar a picape para todos os cantos do mundo a partir da África do Sul. “Acho que, até 2035, haverá produção de veículos elétricos na África. Mas, enquanto isso, exportaremos menos para a Europa do que para outros países”, resumiu Martina. Por lá, a VW produziu quase 130 mil veículos em 2021.
Vendas ainda piores ou salvação?
Vale recordar que, à época do lançamento, em julho, a promessa da Volkswagen era vender a segunda geração da Amarok nos Estados Unidos, Ásia e outras regiões do planeta que não incluem a América do Sul. Desse modo, para o Brasil, a Volkswagen anunciou apenas investimento para a renovação da atual geração da picape. Ou seja, nada de nova geração por aqui. Os custos de importação inviabilizariam sua comercialização local.
Dessa forma, os preços seriam astronômicos na comparação com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, e companhia. Assim, se o modelo atual – que tem preços equivalentes – já leva um banho da concorrência, imagina se vier mais caro… Entretanto, com o número cada vez maior de picapes no mercado, e com a previsão de crescimento da categoria nos próximos anos, a nova Amarok poder ser uma opção mais moderna, para o topo da gama.
Da mesma forma, a nova geração da picape Volkswagen poderá vir em versão híbrida. Afinal, é irmã da Ford Ranger, que tem a opção eletrificada. Por isso, tudo é possível. Nos últimos dias, publicamos um flagra da futura picape nacional da marca RAM. Ela terá produção em Pernambuco e chega em 2024. A GM também está cheia de lançamentos na categoria. A nova Montana estreia no início de 2023, e, logo depois, vai lançar a grandalhona Chevrolet Silverado.
Ou seja, motivos não faltam para a VW se arriscar e trazer a nova Amarok como picape topo de linha. Assim, manteria o facelift nas configurações de entrada.