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Nova Montana terá ‘vedação’ na caçamba para servir de porta-malas
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Nova Montana terá ‘vedação’ na caçamba para servir de porta-malas

Chevrolet Montana terá proteção extra contra água e poeira na caçamba, que servirá de bagageiro na picape; marca promete muitos acessórios

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

03 de nov, 2022 · 3 minutos de leitura.

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Nova Chevrolet Montana
GM ainda não revelou capacidade de carga e volume da caçamba da nova Chevrolet Montana
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet continua a divulgar detalhes da nova geração da Montana, que estreia no Brasil logo no início de 2023. Desta vez, a marca da gravata conta que a picape terá vedação especial na caçamba para evitar, por exemplo, a entrada de água no compartimento em dias de chuva mais forte.

Nova Chevrolet Montana
Chevrolet/Divulgação

De acordo com a fabricante, na prática, o reforço nesta área específica pretende fazer da caçamba da Montana um grande porta-malas. Dessa forma, a ideia é que a picape atraia clientes de SUVs que precisam de mais espaço para cargas.

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Assim, além da proteção para as bagagens contra água e poeira, a nova Montana “vai inovar nas dimensões”, promete a GM. Sem falar em números, a fabricante afirma que a relação entre altura, largura e comprimento “vai permitir acomodar os itens mais relevantes para o consumidor”.

Acessórios

A GM já confirmou que a rival de Fiat Toro e Renault Oroch vai surpreender na quantidade de acessórios disponíveis. Ou seja, a nova Chevrolet Montana vai melhorar a distribuição e acomodação dos mais variados tipos de carga. “Além disso, a tampa da caçamba terá sistema de amortecimento para a abertura”, antecipa a GM no comunicado.


“A nova Montana vai estrear um conceito inovador de picape urbana. Em relação às proporções da carroceria, por exemplo, ela terá melhor aproveitamento do espaço da cabine e uma caçamba mais inteligente e flexível. Até porque as picapes estão ocupando o posto de carro da família”, destaca Gustavo Machado, gerente de marketing de produto da Chevrolet.



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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.