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Novo Citroën C3 Aircross está chegando: o que sabemos e possível preço
Segredos

Novo Citroën C3 Aircross está chegando: o que sabemos e possível preço

Citroën C3 Aircross será feito na fábrica de Porto Real e terá versão de 7 lugares; SUV será equipado com motor 1.0 turboflex

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de nov, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Citroën C3 Aircross percorreu mais de 500.000 km durante testes
Crédito:Divulgação/Citroën

A Citroën está prestes a lançar o novo C3 Aircross no mercado brasileiro. O SUV compacto da marca francesa chegara com uma opção inédita de 7 lugares e terá produção na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. Pois faltando poucos dias para a estreia, a Citroën revelou algumas imagens do crossover durante os testes que totalizaram mais de 500.000 km.  

De acordo com a montadora, os testes do C3 Aircross contaram com mais de 350 pessoas. Ao todo, foram mais de 14 mil horas e 250 provas onde o modelo passou por simulações em diversos tipos de terreno, altitude, temperatura e umidade. Aliás, os testes do SUV aconteceram por várias regiões da América do Sul.



citroën c3 aircross
Divulgação/Citroën

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Seja como for, quando estrear, a expectativa é de que o novo Citroën C3 Aircross 2024 tenha preço inicial acima de R$ 100 mil. Ou seja, ficará próximo do Chevrolet Spin, único modelo atual no mercado com 7 lugares e posicionamento nessa faixa de preço. Cabe lembrar que o modelo já está à venda na Índia em cinco configurações com preços a partir de R$ 62 mil na conversão direta e sem impostos.

Citroën C3 Aircross terá motor 1.0 turbo

O SUV Citroën C3 Aircross contará com um reforço importante embaixo do capô, já visto em modelos como os Fiat Pulse e Fastback. Trata-se do motor 1.0 Turbo T200 da marca italiana, já visto também na picape Strada e no hatch Peugeot 208, por exemplo. Segundo a marca francesa, o conjunto entregará 130 cavalos de potência, e torque de 20,4 mkgf de torque. Junto ao motor, contudo, está a transmissão automática CVT de 7 marchas simuladas. Entretanto, números como desempenho e consumo ainda não foram divulgados.

Citroën C3 Aircross
Citroën/Divulgação

Espaço interno é destaque

O espaço interno será o principal chamariz do SUV feito na plataforma modular CMP. Com 4,32 metros de comprimento (um pouco maior que o Hyundai Creta), o novo C3 Aircross 2024 tem distância entre-eixos de 2,67 m. E um porta-malas de 489 litros, mas sem a terceira fileira de bancos. A altura chega a 1,80 m e a altura livre do solo é de 20 centímetros. Assim, é bem maior que o C3.

Por dentro, o novo Citroën C3 Aircross também vai entregar muito mais que o hatch de entrada da marca. Por exemplo, o SUV terá a tela de 7″ customizável atrás do volante para o quadro de instrumentos – o que vai eliminar o pequeno visor monocromático do C3.

C3 Aircross
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Além disso, virá com outros conteúdos modernos, como carregador de celular por indução e multimídia com tela de 10,2 polegadas e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. E com seis airbags de série, bem como controle eletrônico de estabilidade. Outro destaque no C3 Aircross será o sistema de ar-condicionado, que terá saídas de ventilação com controles no teto. Com este recurso, o Citroën C3 Aircross 2024 promete ótima refrigeração da cabine.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.