Você está lendo...
Renault anuncia carro elétrico barato que terá preço de BYD Seagull
Notícias

Renault anuncia carro elétrico barato que terá preço de BYD Seagull

Modelo elétrico barato da Renault, de nome "Legend", foi confirmado pela divisão Ampere, que ainda fabricará outros sete modelos até 2031

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

22 de nov, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Renault prepara, por meio da Ampere, novo modelo elétrico de baixo custo
Crédito:Divulgação/Renault

A Ampere, “divisão” da Renault responsável pela futura produção de modelos elétricos da marca, começa a dar seus primeiros passos. Um deles, por exemplo, foi a apresentação de um Renault Twingo conceito, que o Jornal do Carro noticiou recentemente. A empresa ficará responsável por acelerar a transição da marca para veículos elétricos.

Um dos ideais da nova empresa é “democratizar os carros elétricos na Europa”, e para isso cogita alcançar a paridade de preços entre os modelos elétricos e a combustão, por exemplo, frente os concorrentes dos segmentos B e C. Para isso, duas novas plataformas da marca já estão disponíveis: a AmpR Small (antiga CMF-B EV, para o segmento B), e a AmpR Medium (antiga CMF-EV, para o segmento C).



Renault/Divulgação

Publicidade


Uma das estratégias da Ampere para atingir seus objetivos é o corte de custos, em diversos setores, até 2027/2028. Os custos entre a primeira e segunda geração de elétricos do segmento C teria seriam reduzidos em até 40%, reduzindo o custo da bateria em até 50%, porém mantendo a autonomia. Além disso, reduções de 25% no custo de um motor elétrico e no custo da plataforma por veículo também fazem parte.

A empresa já apresentou ao público uma resposta para tantas intervenções: o novo Scenic E-Tech, cujo custo total de manutenção é igual ao de um modelo híbrido, segundo a empresa. Dentre as novidades que virão, está a chegada de novos modelos elétricos, como o Renault 5, que chega em 2024, e o Renault 4, que compartilhará a plataforma e demais elementos com o irmão maior, em 2025.

Renault Legend é nova aposta da marca entre os elétricos compactos

renault scénic
Divulgação/Renault

Entretanto, além desses modelos, a Renault prepara o “Legend”, modelo pequeno com proposta urbana. Seu consumo estimado é de 10 kWh/100km, terá produção na Europa e preço inferior a 20 mil euros, o equivalente a R$ 105 mil, em conversão direta. O valor é próximo do que está previsto para o BYD Seagull, por exemplo.

Assim, o modelo promete reduzir as emissões de CO² em até 75% durante seu ciclo de uso. O valor se dá quando comparado à média dos modelos a combustão contemporâneos a ele. Suas dimensões compactas também prometem um uso menor da energia das baterias, por exemplo.

Contudo, o modelo, pretendido para o segmento A, deve se juntar aos demais produtos da linha elétrica da Renault, como o Scenic e Megáne E-Tech. Além das novidades que virão, ele deverá aparecer durante o Capital Markets Day da Ampere. Por fim, outros dois modelos ainda estão por vir, fechando um total de sete carros feitos pela nova divisão até 2031.


Além disso, a Ampere também fabricará modelos para as marcas Alpine, Nissan e também para a Mitsubishi. A Dacia receberá um reforço da divisão de eletrificação, e soluções de software feitas pela nova empresa beneficiarão todo o Grupo Renault.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500


Deixe sua opinião