O Ecosport, com certeza, foi um carro de muito sucesso no Brasil. Porém, com a Ford encerrando a produção no País em janeiro deste ano, o SUV compacto saiu de linha e deixou milhares de clientes largados. Mas o utilitário continua a ser feito na Índia, onde, recentemente, uma nova versão foi flagrada em testes finais por lá.
Com o fim da comercialização do SUV na maioria dos países da América do Sul, o EcoSport indiano, feito em Chennai, será importado somente para a Argentina. Lá, em maio, os clientes da Ford receberam e-mail oficial da montadora explicando que receberiam não mais o Ecosport brasileiro, feito em Camaçari, mas o modelo da Índia, em três versões.
Vale dizer que o SUV continua a ser feito na Romênia, e distribuído em países europeus, da África, da Ásia e da Oceania. Contudo, após o fim da produção brasileira, dificilmente voltaremos a ver o Ecosport aqui. O que talvez tenha um lado bom, pois a reestilização indiana deixou o utilitário com visual que divide opiniões e teria pouco efeito prático.
O “novo” EcoSport
Os flagras publicados pela Autocar Índia revelam o facelift do Ecosport com novidades concentradas na dianteira. A grade, por exemplo, está bem maior e com um contorno cromado que deixa o SUV com aparência bruta. O para-choques também ajuda a dar essa impressão, com molduras verticais em “L” invertido que envolvem as luzes de neblina nas extremidades, e trazem nova assinatura de LEDs diurnos.
Visto de frente, o novo Ecosport ficou “bombadão”, porém, com a mesma traseira de antes, sem alteração face o modelo que saiu de linha no Brasil. Por aqui, seria uma mudança simples para um segmento cada vez mais concorrido e com muitas novidades a caminho, como o inédito Fiat Pulse, além da nova geração do Hyundai Creta.
As fotografias não revelam nenhum detalhe interior do veículo. Ou seja, segundo o site indiano, a expectativa é de que a Ford renove a cabine com novas texturas e recursos de segurança e conectividade, mas sem tantas alterações visuais.
Por baixo do capô, o novo EcoSport traz um motor 1.5 de três cilindros a gasolina, capaz de gerar 123 cv de potência e 15,39 mkgf de torque. Esse motor estará nas versões importadas para a Argentina, que ainda terão câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. O SUV também ficará disponível com motor 1.5 turbo diesel de 100 cv. Por fim, a cor laranja entra para a paleta da nova versão.
Mercado brasileiro
No início dos anos 2000, o EcoSport criou a categoria SUV compacto. Foi pioneiro e, por muitos anos, surfou sozinho nas vendas. Entretanto, mesmo tendo feito sucesso, a segunda geração não obteve o mesmo desempenho. Além disso, vários novos utilitários chegaram ao país a partir de 2015, com Honda HR-V e Jeep Renegade. E o Ecosport sentiu nas vendas.
Antes do fim da produção no Brasil, o EcoSport tinha uma troca de geração prevista para o nosso mercado. Inclusive, havia uma equipe brasileira desenvolvendo o modelo. Mas tudo foi descartado com a decisão da matriz de encerrar a operação no País.
Nova estratégia no Brasil
Sem a linha Ka e o Ecosport, seus carros de volume, a Ford continua a sua reestruturação no Brasil. Atualmente, o carro-chefe da marca é a picape Ranger. Neste ano, a empresa também lançou o SUV 4×4 Bronco Sport, inédito por aqui, mas com preço de luxo. E trouxe o Mustang na nova versão Mach 1. A marca do oval azul ainda tem outras cartas na manga.
A mais valiosa parece ser a picape Maverick, que é feita no México sobre a base do Bronco Sport. O modelo deve chegar em 2022 para concorrer com a Fiat Toro, um sucesso por aqui.