Você está lendo...
Novo Ecosport surge na Índia, mas (para nossa sorte) não vem ao Brasil
Mercado

Novo Ecosport surge na Índia, mas (para nossa sorte) não vem ao Brasil

Facelift do Ford EcoSport mostra poucas mudanças externas; na América do Sul, apenas a Argentina receberá SUV com o novo visual da Índia

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

20 de ago, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

EcoSport Indiano
Facelift da nova versão do EcoSport Indiano mostra detalhes e novidades do veículo.
Crédito:Autocar India/Reprodução

O Ecosport, com certeza, foi um carro de muito sucesso no Brasil. Porém, com a Ford encerrando a produção no País em janeiro deste ano, o SUV compacto saiu de linha e deixou milhares de clientes largados. Mas o utilitário continua a ser feito na Índia, onde, recentemente, uma nova versão foi flagrada em testes finais por lá.

Com o fim da comercialização do SUV na maioria dos países da América do Sul, o EcoSport indiano, feito em Chennai, será importado somente para a Argentina. Lá, em maio, os clientes da Ford receberam e-mail oficial da montadora explicando que receberiam não mais o Ecosport brasileiro, feito em Camaçari, mas o modelo da Índia, em três versões. 

Vale dizer que o SUV continua a ser feito na Romênia, e distribuído em países europeus, da África, da Ásia e da Oceania. Contudo, após o fim da produção brasileira, dificilmente voltaremos a ver o Ecosport aqui. O que talvez tenha um lado bom, pois a reestilização indiana deixou o utilitário com visual que divide opiniões e teria pouco efeito prático.

Publicidade


EcoSport Indiano
Divulgação/Autocar Índia

O “novo” EcoSport

Os flagras publicados pela Autocar Índia revelam o facelift do Ecosport com novidades concentradas na dianteira. A grade, por exemplo, está bem maior e com um contorno cromado que deixa o SUV com aparência bruta. O para-choques também ajuda a dar essa impressão, com molduras verticais em “L” invertido que envolvem as luzes de neblina nas extremidades, e trazem nova assinatura de LEDs diurnos.

Visto de frente, o novo Ecosport ficou “bombadão”, porém, com a mesma traseira de antes, sem alteração face o modelo que saiu de linha no Brasil. Por aqui, seria uma mudança simples para um segmento cada vez mais concorrido e com muitas novidades a caminho, como o inédito Fiat Pulse, além da nova geração do Hyundai Creta.


EcoSport Indiano
Divulgação/Autocar Índia

As fotografias não revelam nenhum detalhe interior do veículo. Ou seja, segundo o site indiano, a expectativa é de que a Ford renove a cabine com novas texturas e recursos de segurança e conectividade, mas sem tantas alterações visuais.

Por baixo do capô, o novo EcoSport traz um motor 1.5 de três cilindros a gasolina, capaz de gerar 123 cv de potência e 15,39 mkgf de torque. Esse motor estará nas versões importadas para a Argentina, que ainda terão câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. O SUV também ficará disponível com motor 1.5 turbo diesel de 100 cv. Por fim, a cor laranja entra para a paleta da nova versão.




Mercado brasileiro

No início dos anos 2000, o EcoSport criou a categoria SUV compacto. Foi pioneiro e, por muitos anos, surfou sozinho nas vendas. Entretanto, mesmo tendo feito sucesso, a segunda geração não obteve o mesmo desempenho. Além disso, vários novos utilitários chegaram ao país a partir de 2015, com Honda HR-V e Jeep Renegade. E o Ecosport sentiu nas vendas.

Antes do fim da produção no Brasil, o EcoSport tinha uma troca de geração prevista para o nosso mercado. Inclusive, havia uma equipe brasileira desenvolvendo o modelo. Mas tudo foi descartado com a decisão da matriz de encerrar a operação no País.

Ford/Divulgação

Nova estratégia no Brasil

Sem a linha Ka e o Ecosport, seus carros de volume, a Ford continua a sua reestruturação no Brasil. Atualmente, o carro-chefe da marca é a picape Ranger. Neste ano, a empresa também lançou o SUV 4×4 Bronco Sport, inédito por aqui, mas com preço de luxo. E trouxe o Mustang na nova versão Mach 1. A marca do oval azul ainda tem outras cartas na manga.

A mais valiosa parece ser a picape Maverick, que é feita no México sobre a base do Bronco Sport. O modelo deve chegar em 2022 para concorrer com a Fiat Toro, um sucesso por aqui.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião