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Novo hatch compacto da Fiat ganha projeções; veja as imagens
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Novo hatch compacto da Fiat ganha projeções; veja as imagens

Fiat Panda é novo hatch elétrico de entrada da marca que pode vir ao Brasil; modelo tem apresentação marcada para julho na Europa

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Fiat Panda 2025 será elétrico
Crédito:Divulgação/Kolesa/@kolesaru

Após surgir em patentes na Itália, o Fiat Panda 2025 acaba de ganhar projeções do site russo Kolesa. De acordo com a imprensa italiana, a apresentação do modelo está prevista para acontecer no dia 11 de julho na Europa. Seja como for, quando a estreia acontecer, o hatch vai ocupar a posição de novo elétrico de entrada da marca italiana, com a missão de bater de frente com os principais rivais chineses.

Com base no novo Citroën e-C3 (à venda na Europa), o novato terá componentes compartilhados como, por exemplo, maçanetas das portas, retrovisores e para-brisa. A projeção, aliás, confirma a inspiração visual no conceito Centoventi. Ou seja, terá um design mais quadrado, com faróis de LEDs conectados por uma barra cromada. Além disso, espera-se que a Fiat apresente um novo logotipo formado por cinco barras inclinadas – uma homenagem ao escudo da marca nos anos 1980 e 1990.



Divulgação/Kolesa/@kolesaru
Divulgação/Kolesa/@kolesaru

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Seja como for, as projeções mostram que o principal foco de atenção será a traseira. Além de contar com uma linha de cintura mais alta, o modelo traz lanternas quadradas, com uma faixa iluminada cruzando a tampa do porta-malas. Nas dimensões, terá aproximadamente 4 metros de comprimento.  

Fiat Panda será elétrico de entrada

Primeiro Fiat feito sobre a plataforma global Smart Car, versão mais simples da base modular CMP, o modelo deverá trazer o conjunto elétrico do e-C3. Este desenvolve 113 cv de potência com uma bateria de 44 kWh. Além disso, o novo hatch terá opções híbridas e a gasolina – está com motor 1.2 turbo de 101 cv da antiga PSA Peugeot Citroën.

Reprodução/AlVolante.it
Reprodução/AlVolante.it

Como adiantado pelo Jornal do Carro, o novo Fiat Panda terá produção na Sérvia. A expectativa, de acordo com a imprensa internacional, é de que o hatch tenha preço inicial abaixo de 25 mil euros. Ou seja, pouco mais de R$ 133 mil na conversão direta e sem taxas. Cabe lembrar que, atualmente, a Fiat conta com o Panda a combustão em seu portfólio. Por lá, ele é equivalente ao Uno. Por isso acaba trazendo referências do hatch, que saiu de linha no Brasil em 2021.

Até o momento, a montadora não confirma preços e lançamento em outros mercados. No entanto, tudo indica que o modelo é cotado para chegar à América do Sul. Contudo, isso deve ocorrer um pouco mais adiante e com produção local, em uma das fábricas do grupo Stellantis no País.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.