Um novíssimo Hyundai Creta, ainda com camuflagem pesada, foi visto circulando na Índia, o que indica a chegada da atualização de meia-vida da segunda geração do SUV, que é chamado de ix25 na Ásia. É de lá que vem a projeção publicada pelo Indian Autos Blog. O desenho foi feito com base nos recentes flagras do SUV. Mas qual é a relação disso com o Brasil?
Acontece que, desde a estreia por aqui, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, o Hyundai Creta vive um descompasso — na verdade, um atraso — de quase três anos em relação ao ciclo de vida global do utilitário.
Novo aqui, velho lá
Assim, quando Creta estreou no mercado brasileiro, o ix25 asiático já estava prestes a receber a mudança de metade de ciclo. Só que esse descompasso ficou discrepante com o passar do tempo, por causa da mudança radical de estilo nos novos modelos da Hyundai.
Enquanto o Creta brasileiro ganhou o primeiro facelift entre 2018 e 2019 (com discretas alterações de farol, grade e revestimentos), China e Índia receberam a nova geração do SUV compacto.
Design polêmico ou ousado?
Esta segunda geração do Creta não é só nova, mas muito ousada visualmente. O conjunto óptico bipartido usa apenas um filete de LED em forma de adaga na tampa do cofre do motor, com o restante da peça em forma de diamante logo abaixo, no corpo do para-choque frontal, que é contornado por uma letra “J” estilizada em LED.
Por causa dessa divisão das luzes, tudo parece mais radical. Até do que aquilo visto em modelos como Fiat Toro e, antes, no Citroën C4 Picasso.
Por outro lado, na traseira, em nova divisão de elementos, o corpo principal das lanternas forma outra letra “J”. Esta faz companhia à tampa de porta-malas bem abaulada.
De fato, tal estilo do novo Creta segue o do restante da linha da Hyundai ao redor do mundo. O SUV pequeno Venue, o crossover Kona, o elétrico a hidrogênio Nexo, bem como SUV gigante Palisade. E até seu primo-irmão Santa Fe compartilham desse moderno estilo.
Nova geração no Brasil
Tal como antecipamos aqui no Jornal do Carro, esse novo visual finalmente chegará no Creta nacional em breve. A estreia nas lojas deverá acontecer até o mês de setembro. Entretanto, o SUV daqui vai adotar a ousadia visual vista no exterior com a mesma plataforma do modelo atual.
Além do estilo (polêmico para alguns), o novo Creta finalmente vai adotar o 1.0 turbo flexível do HB20. O motor tem três cilindros, injeção direta de combustível, 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque máximo. Além dele, o SUV manterá o 2.0 flex de quatro cilindros, com 166 cv e 20,5 mkgf.
Apesar da atualização acontecer, isso pode não colocar Brasil e resto do mundo em igualdade. Isso porque um novo modelo está prestes a estrear na Ásia, como linha 2022. A reestilização deve adotar o estilo “Esportividade Sensual” apresentado como modelos mais recentes, como Sonata, a nova geração do SUV Tucson e a inédita picape Santa Cruz.
Design do novo Tucson?
Com esse novo design, o Creta asiático terá a grade frontal que parece uma trama de “tricô” metálico, cujos nós são, na verdade, os LEDs diurnos. Mais abaixo, no que parecem nichos de luzes de neblina anabolizados, ficam os faróis principais, agrupados junto com as luzes de neblina.
Sites como o Autocar India cravam que a motorização deve ganhar um conjunto híbrido leve (Mild Hybrid). Este usará alternador e bateria para ajudar a poupar combustível e reduzir emissões. Caso isso se confirme, vai ampliar o descompasso com o Brasil, que não terá a novidade.
Em tempo: apesar do estilo polêmico, a 2ª geração do Creta sempre vendeu bem na Ásia. Resta saber qual será seu futuro no Brasil. Segundo a revista Quatro Rodas, existe a possibilidade de termos o novíssimo Creta por aqui. Ou seja, o SUV estrearia com a reestilização que será lançada na Ásia.