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Novo Hyundai Santa Fe ganha visual de jipe e lembra o Range Rover
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Novo Hyundai Santa Fe ganha visual de jipe e lembra o Range Rover

SUV da Hyundai muda completamente e chega com pegada semelhante ao irmão menor Exter e inspiração na Range Rover e até detalhes de Mercedes-Benz, BYD e VW

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Hyundai
Hyundai Santa Fe híbrido tem consumo pouco animador
Crédito:Hyundai/Divulgação

A Hyundai revelou a nova geração do SUV de 7 lugares Santa Fe e chocou o público com um estilo sem precedentes no modelo. Desta vez, o utilitário médio surge com jeitão de jipe 4×4 e, assim, é marcado por linhas retas e quadradas – visual chamado, em inglês, de “boxy styling”. Mas não é só. Há outros elementos marcantes, como os faróis e lanternas de LEDs que formam a letra “H”. O desenho também aparece, em menor proporção, evidentemente, no pequeno Hyundai Exter, novo SUV de entrada da marca sul-coreana na Ásia – o modelo é menor que o HB20, por exemplo.



O Santa Fe de quinta geração adota também solução de modelos de marcas como BYD e Volkswagen, afinal, tem um filete em LEDs que atravessa toda a grade dianteira. O formato de letra “H” também aparece no para-choque dianteiro. Assim, separa duas entradas de ar. O formato quadradão também se estende para as laterais. Com destaque para as caixas de rodas e cortes de portas e vidros.

Hyundai
Hyundai/Divulgação

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Atrás, a coisa não muda. Tudo bem reto, entretanto, de gosto duvidoso. A tampa do porta-malas é chapada e as lanternas (que também levam a forma “H”) migraram um pouco mais para baixo. Ficam bem perto do para-choque, na altura das caixas de rodas. Uma barra preta as une. Logo acima, vem a inscrição “Santa Fe” em letras garrafais.

Hyundai
Hyundai/Divulgação

Por dentro, mais inspirações

Do lado de dentro, a inspiração na Land Rover fica ainda mais evidente, principalmente quando se notam volante e console central. Como na Mercedes-Benz, por exemplo, o Santa Fe ostenta uma tela que pega parte do painel e contempla quadro de instrumentos e central multimídia. Ambas têm 12,3.


Hyundai/Divulgação

Fora do mercado brasileiro, o SUV promete chegar à Coreia do Sul (seu país de origem) em agosto. Por ora, não há muitos detalhes. A marca apenas revela que essa revolução trata-se de uma filosofia que busca a mistura entre natureza e cidade. Em síntese, a marca destaca a capacidade on-road e off-road do SUV. A chegada ao Brasil, em síntese, não está nos planos da Caoa, que controla os modelos importados da Hyundai no País.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.