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Novo Passat é o próprio manobrista
Tecnologia

Novo Passat é o próprio manobrista

Remodelado na linha 2012, que já está à venda no Brasil, o sedã grande da Volkswagen tem como um de seus destaques a segunda geração do Park Assist. O sistema agora estaciona o carro sozinho em vagas de 90°. Antes, o equipamento só fazia...

29 de jun, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Novo Passat é o próprio manobrista

(Foto: Ricardo Hirae/Divulgação)

Nícolas Borges

Desde que a Toyota lançou um carro que estacionava sozinho em 2003 (o híbrido Prius), essa inovação deixou de ser coisa de ficção científica. Outras montadoras seguiram o exemplo da japonesa, como a Volkswagen. E agora, com o Passat 2012 – já à venda no Brasil -, a marca alemã proporciona a facilidade para vagas em 90°. Antes, a mamata só permitia fazer manobras de baliza.

Também disponível nos monovolumes Touran e Sharan e chamado de Park Assist, o sistema da VW está na segunda geração e conta com 12 sensores ultrassônicos (quatro dianteiros, quatro traseiros e dois de cada lado) para operar os “milagres”. Esses olhos eletrônicos têm alcance de 4,5 metros.

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Para o usuário, o funcionamento é simples. Em velocidade de até 40 km/h, o motorista pode ligar o recurso, por meio de um botão no painel. Em seguida, é preciso se posicionar entre 50 cm e 2 m de distância dos carros já estacionados e indicar com o pisca-pisca o lado onde eles estão, para que os sensores comecem a fazer a leitura.

Aí é preciso rodar a, no máximo, 20 km/h. Ao encontrar um espaço disponível, a tela do quadro de instrumentos avisa da possibilidade e mostra com desenhos o que o motorista tem de fazer – só engatar a marcha a ré e controlar acelerador e freio. Também há sinais sonoros.

Nesta nova geração, o Park Assist limita a velocidade a 7 km/h e pode até frear o carro automaticamente, se houver risco de colisão. Mas o condutor ainda é responsável por frear, pois o sistema não garante que não haverá danos em todas as situações.


(Ilustração: Volkswagen/Divulgação)

Outra novidade é que, para fazer o estacionamento paralelo à calçada, a traquitana pede só 80 cm além do comprimento do carro – são 60 cm a menos que antes. Com uma folga de no mínimo 25 cm na frente e 25 cm atrás, o Park Assist também consegue tirar o carro da vaga de baliza.

O Park Assist do Passat (e da perua do modelo, a Variant) sai a R$ 19.509, em pacote que inclui bancos dianteiros elétricos e climatizados, faróis com lâmpadas de xenônio e LEDs, além de sistema de ignição sem chave.


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