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Novo Porsche Cayman chega em abril e parte de R$ 319 mil
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Novo Porsche Cayman chega em abril e parte de R$ 319 mil

O novo Porsche Cayman chega em abril ao Brasil. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca, anunciou que a versão... leia mais

14 de mar, 2013 · 2 minutos de leitura.

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 Novo Porsche Cayman chega em abril e parte de R$ 319 mil

O novo Porsche Cayman chega em abril ao Brasil. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca, anunciou que a versão básica do esportivo de dois lugares custará R$ 319 mil e a S, mais potente, sairá por R$ 399 mil.

A versão básica tem motor seis-cilindros de 2,7 litros, que gera 275 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e alcança velocidade máxima de 266 km/h. Já na versão S, o motor tem 3,4 litros e 325 cv de potência, acelera aos 100 km/h em 4,7 segundos e atinge 283 km/h. Em ambos, a transmissão é de sete marchas, com borboletas no volante para troca manual de marchas.

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Entre os itens de conforto presentes nas unidades vendidas no Brasil, estão ar condicionado automático com duas zonas, faróis dianteiros bixenônio, sensores de estacionamento traseiros (no Cayman S, também dianteiros) e preparação para telefone celular com bluetooth.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.