Você está lendo...
Novo Taos? VW registra no Brasil patentes da versão chinesa do SUV
Notícias

Novo Taos? VW registra no Brasil patentes da versão chinesa do SUV

Volkswagen inclui registros de patentes do Taos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e visual é inspirado no chinês Tharu

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Taos
Modelo tem faróis maiores e lanternas unidas por barra
Crédito:INPI/Reprodução

O Volkswagen Taos foi lançado no Brasil em 2021. Até o momento, não fez tanto frente aos concorrentes. É tanto que, na categoria, seus 792 emplacamentos de abril ficaram bem atrás de rivais diretos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, por exemplo, que venderam, respectivamente, 4.898 e 3.946 unidades no período, conforme números da Fenabrave. Para, quem sabe, reverter essa estatística, a VW já prepara a reestilização do SUV. É tanto que suas patentes já foram cadastradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).



Taos
INPI/Reprodução

A atualização de meia vida do Taos, provavelmente, seguirá os passos do modelo chinês. Batizado no país asiático como Tharu, o modelo – que aqui vem importado da Argentina – tem mudanças relevantes por todos os lados da carroceria. Na dianteira, ganha faróis maiores e perde o formato de “X” entre grade e para-choque. Há, portanto, um apêndice no para-lamas, como visto em modelos da marca como o Tiguan, por exemplo.

Publicidade


Salto também no visual traseiro. As formas básicas das lanternas ficam de lado. Assim, entra em cena a barra em tom escuro que caracteriza os irmãos Nivus e T-Cross. Assim, um filete luminoso atravessa a tampa do porta-malas.

INPI/Reprodução

Muda por dentro?

Emobra não seja possível saber pelas patentes, o modelo também pode mudar por dentro. Na China, tem linhas diferenciadas no painel, bem como central multimídia com tela flutuante de 12 polegadas. Ademais, a combinação de revestimentos também pode mudar o padrão. Há probabilidade de volante com comandos sensíveis ao toque no novo Taos.


O SUV, todavia, deve manter o motor 1.4 turbo flex de até 150 cv de potência e torque de 25,5 mkgf. A oferta de câmbio automático de seis marchas também deve permanecer intacta.

Há estimativas de que a Volks adote o sistema híbrido-leve (MHEV). Assim, o SUV pode incluir uma unidade de 48 volts para gerar mais economia de combustível. Cabe explicar, contudo, que isso não é caracaterística do modelo chinês, que usa o propulsor 1.5 turbo de 160 cv e 25,5 mkgf.

Em síntese, os registros no INPI não são garantia de mudança para o Taos. Afinal, o registro serve apenas para garantir direitos. Mas levantar a bola de que a mudança está prestes a acontecer não é errado, porque os facelifts são feitos por volta do quarto ano de vida do carro. Resta aguardar.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião