A Volkswagen lançou nesta segunda-feira (19) o primeiro teaser do novo Polo. Como de costume, a imagem revela apenas uma parte do veículo e funciona como uma forma de atiçar a curiosidade até a revelação do produto por completa. Pois desta vez, o Polo mostrou apenas a grade em LED, semelhante a que veremos primeiro no Taos.
Marcada para a próxima quinta-feira (22), a apresentação do hatch promete mostrar uma grande evolução do modelo atual. Isso porque ela se trata de uma reestilização de “meia vida”, cujas mudanças são significativas para continuar atual no mercado até trocar de geração.
Dessa forma, a imagem evidencia que a nova grade do radiador será formada por filetes de LED que unem os dois faróis. Logo abaixo dessa iluminação, há uma segunda linha em LED que deve exercer a funcionalidade das luzes diurnas de rodagem. Resta saber se, igualmente ao Taos, todo o conjunto ótico utilizará este tipo de luz.
Vale lembrar que a faixa de preço dos dois modelos é bem diferente: enquanto o Taos deverá custar acima dos R$ 140 mil, o novo Polo deverá partir dos R$ 75 mil.
Heranças da nova geração do Golf
Além disso, o teaser ressalta a adoção do novo logotipo da marca. Tal característica já foi empregada na nova geração do Golf, hatch médio que serviu como inspiração para vários detalhes do novo Polo.
Flagras do hatch compacto feitos no passado evidenciam mudanças principalmente na dianteira. Além da nova grade e faróis, o para-choque promete dar ao modelo um ar mais esportivo. Já os para-choques traseiros terão dois escapes falsos, com bordas cromadas e as lanternas estão devem invadir a tampa, assim como no Golf.
A cabine também deverá ser mais requintada e tecnológica de tal forma que o Polo deverá empregar Wi-Fi a bordo com conexão 4G. No Brasil, é certo que o modelo ganhará a nova central multimídia Volkswagen Play, que estreou no crossover Nivus e já está disponível no SUV T-Cross.
Conjunto híbrido
Para Europa, o grande destaque será para motorização, na qual deve oferecer uma opção híbrida leve. Portanto, ela utilizará uma bateria de 48 Volts que promete economizar combustível e reduzir emissões.
Contudo, a fabricante ainda não confirmou o uso de nenhum conjunto mecânico. No velho continente, é provável que as três propulsões continuem em produção: 1.0 aspirado, 1.0 TSI e 1.5 TSI.
E para o Brasil?
Por aqui, o hatch deve chegar entre o final deste ano e o começo de 2022. Conforme informamos no Jornal do Carro, a atual versão do modelo continuará sendo comercializada como modelo de entrada e se chamará Polo Track.
Por sua vez, sua produção será transferida para a fábrica da VW em Taubate (SP), enquanto a novo produto será fabricado na planta de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na última sexta-feira (16), o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau) anunciou que a montadora dará férias coletivas para 2 mil funcionários para implantação da plataforma MQB.