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Oficina: rode com o câmbio engrenado
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Oficina: rode com o câmbio engrenado

Dúvida do internauta: 'Ao colocar o câmbio em posição neutro (ponto morto), há redução da injeção de combustível na câmara de combustão? O combustível é queimado da mesma forma com o carro em movimento?'

07 de ago, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Oficina: rode com o câmbio engrenado
Foto Divulgação

Ao colocar o câmbio em posição neutro (“ponto morto”), há redução da injeção de combustível na câmara de combustão? O combustível é queimado da mesma forma
com o carro em movimento?
Marcelo Mourão, por e-mail

Segundo o assessor técnico da Fiat Carlos Henrique Ferreira, quando o câmbio está em “ponto morto”, o motor gira em rotação de marcha lenta e, assim, existe queima de combustível.

“É pequena, serve para manter o motor funcionando apenas”, explica o especialista. A queima, portanto, ocorre da mesma forma quando o carro está em movimento, embora em menor volume. Já em estrada, em uma descida, por exemplo, se o motorista parar de acelerar o gerenciamento eletrônico poderá até cortar completamente a injeção de combustível.

Por estar ligado ao câmbio (que está conectado às rodas, por sua vez), o motor permanece girando. Nessa condição há economia de combustível, o que não ocorreria se o câmbio estivesse em ponto morto, já que uma pequena quantidade de combustível é injetada.

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“Há ainda a questão da segurança (há risco de o motorista perder o controle do veículo caso se coloque o câmbio em neutro). Por isso deve-se manter a marcha engatada e jamais rodar na ‘banguela’”, afirma Ferreira.

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