Após receber vários lançamentos nos últimos meses, o segmento de hatches compactos anda bem movimentado em 2023. Entre janeiro e abril, por exemplo, a categoria somou 35,3% de participação nas vendas totais, uma boa alta em relação ao acumulado de 2022 no mesmo período, quando tinha 31,76% dos emplacamentos.
Uma das explicações é a volta efetiva do Chevrolet Onix, que enfrentou meses de paralisações na produção por falta de chips. O hatch lidera com folga neste ano, e tem boa margem para o Hyundai HB20, que foi o automóvel mais vendido do País nos últimos dois anos. Mas é bom o hatch da marca sul-coreana abrir os olhos, pois o VW Polo está chegando.
O hatch da Volkswagen recebeu atualização no fim de 2022 e, logo neste início deste ano, ganhou o reforço do Polo Track, versão de entrada que veio ocupar o lugar do Gol. Assim, na somatória, a gama VW Polo já aparece empatada com o Fiat Argo (3º) e bem próxima do HB20, vice-líder do segmento com um total de 23.337 exemplares entregues.
Ranking: os hatches compactos mais vendidos de janeiro a abril
- Chevrolet Onix – 28.902
- Hyundai HB20 – 23.337
- Fiat Argo – 20.463
- VW Polo – 20.137
- Fiat Mobi – 19.352
- Renault Kwid – 17.989
- Toyota Yaris hatch – 7.482
- Citroën C3 – 6.801
- Peugeot 208 – 6.365
- VW Gol – 5.618
- Honda City hatch – 4.881
- Renault Sandero – 1.957
C3 e 208 próximos do Yaris
Enquanto Fiat Mobi e Renault Kwid disputam os mesmos clientes (são os hatches mais baratos do Brasil), um segundo pelotão é liderado pelo Toyota Yaris. Mas o hatch da marca japonesa, que é feito em Sorocaba (SP), já começa a ver de perto a dupla francesa da Stellantis. Isso porque Citroën C3 e Peugeot 208 estão próximos e prometem crescer.