Você está lendo...
Os destaques conceituais – e elétricos – da Audi
Notícias

Os destaques conceituais – e elétricos – da Audi

A Audi apresenta duas atrações conceituais em seu estande no Salão de Frankfurt. Uma delas é o A2, que tem como objetivo concorrer com o i3, modelo elétrico que a BMW começa a vender em 2013

21 de set, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Os destaques conceituais - e elétricos - da Audi

Durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), que termina no domingo (2), dois modelos conceituais – ambos elétricos – são atrações no estande da Audi. Além do Urban Concept, um veículo para rodar nas cidades, há o novo A2, que marca o retorno da sigla muito importante para a montadora alemã.

O A2 será relançado em cerca de dois anos com um alvo certo: o i3, modelo elétrico que a submarca “i”, da arquirrival BMW, começa a vender em 2013. O concorrente também está sendo exibido em versão próxima da definitiva no evento alemão.

O comprimento do novo A2 é exatamente igual ao do primeiro modelo: 3,80 metros. O peso, no entanto, ficou 300 kg acima. São 1.150 kg, ante 850 kg do anterior. Grande parte desse acréscimo se deve às baterias de íons de lítio, montadas no assoalho do carro. A carroceria combina vários materiais, como alumínio e plástico reforçado por fibra de carbono.

Publicidade


O motor elétrico desenvolve potência equivalente a 116 cv, com 27,5 mkgf de torque máximo. A força é entregue nas rodas dianteiras (no BMW i3, é nas rodas de trás).

Conforme a Audi, o A2 tem autonomia de 200 km. O tempo de recarga é de uma hora e meia na rede de 400V e de quatro na de 230V. A fabricante está desenvolvendo um sistema de recarga sem fio.

Os dados de desempenho são otimistas. A Audi informa que o A2 acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. A velocidade é limitada a 150 km/h. As suspensões têm fórmula simples: independente do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção atrás.


Os faróis trazem a nova tecnologia de LEDs, também presente nas lanternas traseiras. O recurso permite maior controle eletrônico (como direcionamento dos fachos dos faróis, por exemplo) e economia de energia ante as lâmpadas convencionais ou mesmo as de xenônio. Entre os recursos de que o A2 dispõe estão conexão à internet e sistema de navegação integrado ao Google Maps.

Deixe sua opinião