Gustavo Henrique Ruffo
Foi-se o tempo em que telas grandes eram exclusividade de carros caros. E de equipamentos de som conectados ao celular que custavam uma fortuna. Atualmente há sistemas que “aceitam” comandos de voz, integram navegador GPS e permitem sintonizar milhares de estações de rádio com preços partindo de menos de R$ 1 mil – dependendo do modelo e funções.
O MyLink, da Chevrolet, apresentado no Onix e disponível também para o Prisma, sai por R$ 1.400. Faz parte dos itens de série nas versões LTZ, de topo, de Cobalt e Spin, e em breve estará na linha Cruze.
Publicidade
O dispositivo custa menos que sistemas similares porque é uma interface entre o carro e o celular. É o telefone que roda programas como o BringGo, de navegação, TuneIn, que permite ouvir mais de 70 mil estações de rádio do mundo todo, e Stitcher, que acessa podcasts.
BLUETOOTH
Tudo isso é possível graças ao Bluetooth, tecnologia de transmissão de dados a curta distância que permite a ligação de diversos aparelhos diferentes. Criada pela sueca Ericsson em 1994 para integrar celulares a computadores, teve a utilização ampliada para itens como fones de ouvido e teclados.
No carro, uma de suas vantagens é permitir que o motorista receba e faça ligações telefônicas sem ter de tirar as mãos do volante. O recurso é oferecido nas centrais à venda no Brasil e/ou incorporadas nos carros.
Nem todas dispõe de tela, seja ela sensível ao toque ou não. Alguns, como o Blue&Me, da Fiat, e o SYNC, da Ford, utilizam o reconhecimento de voz para ordenar os comandos.
Fluente em inglês falado nos EUA, francês, espanhol e português, o SYNC “escuta” as palavras como se recebesse as instruções de um controle remoto. Por meio de opções preestabelecidas, o sistema reproduz arquivos digitais de músicas, faz ligações telefônicas, lê mensagens de texto e regula o ar-condicionado. O Blue&Me, pioneiro no Brasil, tem uma gama de recursos parecida.
OPÇÕES NO BRASIL
Blue&Me (Fiat)
Pioneiro com comandos por voz no País, é da Microsoft. No Bravo, custa R$ 920. Se vier com navegador GPS, sem tela, sai por R$ 2.238.
Toyota Corolla
Com navegador GPS, integra câmera de auxílio a manobras, mas não tem grife. É a central multimídia das versões XEi, XRS e Altis do sedã.
SYNC (Ford)
Sem tela, foi feito em parceria com a Microsoft e é acionado por voz. Equipa a partir das versões SE 1.6 de EcoSport e Fiesta, entre outros modelos.
MyLink (GM)
Por a partir de R$ 1.400, é caro se comparado ao Media Nav, da Renault. Depende do celular para ativar funções, como navegador GPS.
Medianav (Renault)
Por R$ 800 a mais, o Duster Dynamique vira Tech Road ao receber o Media Nav, sistema criado pela LG. Ele é até mais barato no Sandero 1.6: R$ 650
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)