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Os tesouros da Mercedes
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Os tesouros da Mercedes

Visitamos parte das 840 raridades do acervo da marca, que guarda suas preciosidades motorizadas em diversos galpões na Alemanha

24 de set, 2013 · 6 minutos de leitura.

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 Os tesouros da Mercedes

O acervo de clássicos da Mercedes-Benz não se limita aos 160 veículos expostos em seu museu de Stuttgart. A marca guarda outros 840 exemplares representativos de sua história em 23 galpões, cuja visitação é restrita a pouquíssimos sortudos. O JC esteve em um deles, localizado nos arredores do Classic Center, concessionária especializada em antigos. Lá também funciona uma oficina de restauração de raridades.

Olhando de fora, é difícil imaginar que o prédio discreto abriga dezenas de carros de competição da marca – Fórmula 1, Endurance e turismo em perfeito estado. Vários deles são raríssimos. É o caso do 300 SL Nº 2, o mais antigo modelo da série do mundo, segundo informações da fabricante. Outra joia é o 190E 2.3-16, que foi pilotado por Ayrton Senna na inauguração de um novo traçado do circuito de Nürburgring, em 1984.

Para os fãs de monopostos, há duas exposições de causar êxtase. Na primeira, em uma série de caixotes empilhados, há modelos da Mercedes (1954, 1955, 2010, 2011 e 2012), Sauber (1994) e McLaren (1995 a 2012), todos equipados com motores da marca alemã. A segunda reúne, em prateleiras, unidades de McLaren, Sauber e até um Penske 1994 da F-Indy. Outra atração está nas paredes. Em toda parte é possível ver fotos de pilotos que realizaram feitos nas pistas a bordo de carros da fabricante.

Classic Center

Fundado em 1993, o Classic Center é dividido em área de vendas e oficina. Esta conta com um catálogo com 50 mil peças de reposição e também tem visitação restrita. Confira a seguir parte das atrações da incrível coleção da Mercedes:

Raríssimo, SSK venceu a mítica Mille Miglia (Itália) em 1931. Com motor 7.2 de 180 cv, modelo chega a 220 km/h e tem preço estimado de até 8 milhões de euros (R$ 24 milhões) na Europa.

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A oficina do Classic Center faz reparos e restauração dos carros do museu e de clientes da Mercedes. Em geral, reforma leva de seis a um ano e meio para ser concluída.


Este Sauber Mercedes C11 foi pilotado pelo campeão Michael Schumacher e pelo também alemão Karl Wendlinger, em 1990, no Mundial de Endurance. Seu motor 3.0 V8 gera 740 cv.

Com motor de 185 cv, 190E 2.3-16 (número 11, acima) foi pilotado por Ayrton Senna na prova inaugural do então novo traçado do circuito de Nürburgring, em 1984. O brasileiro venceu.


Cópia do Patent, considerado o primeiro carro do mundo, está à venda na concessionária de antigos por 35 mil euros (pouco mais de R$ 100 mil). Motor a vapor de 0,954 cm³ desenvolve 0,75 cv.


Ao menos um exemplar de cada monoposto que competiu na Fórmula 1 com motor Mercedes está no acervo “secreto”. A maioria é da McLaren, mas há também carros da Sauber.

O motor de 110 cv deste GP Wagen 1914 “pegou” na primeira tentativa, após ficar parado por 30 anos, segundo informações da Mercedes-Benz. Em seguida, sua bomba d’água pifou.


O modelo prateado é o 300 SL mais antigo do mundo – de acordo com a marca alemã, foi a segunda unidade feita. De 1952, tem motor 3.0 de seis cilindros que produz 172 cv.



Viagem feita a convite da Mercedes-Benz


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