O leão que simboliza a Peugeot desde 1850 acaba de mudar após mais de uma década. O novo escudo da marca francesa resgata um pouco do passado para reinterpretar o felino, que agora é retratado de perfil, com a cabeça e sua imponente juba em destaque.
O brasão traz o nome Peugeot no topo, em caixa alta, tal como era algumas décadas atrás. Assim, o novo logo do leão — o 11º na história da empresa — evoca as origens para anunciar o início de uma nova fase da francesa no presente, como protagonista do grupo Stellantis.
Design moderno com toque retrô
O novo logo do leão, portanto, apresenta a sua maior transformação em décadas. Mais precisamente desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, quando o felino adotou a forma anterior, de corpo inteiro e de perfil, com as patas e tronco erguidos, como se estivesse a rugir.
Agora destacando a juba do leão e suas presas, o novo escudo quer transmitir a força da Peugeot dentro do grupo Stellantis, com uma gama mais sofisticada e moderna. Assim era o escudo criado em 1936, e que retornou atualizado na década de 1960 com o sedã 404.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA origem do símbolo do leão
O emblema da Peugeot surgiu em meados do século 18, bem antes de a francesa produzir automóveis. Por volta de 1850, a empresa precisou criar um logotipo para identificar seus produtos. Assim, foram feitos três escudos para diferentes categorias: uma mão, uma lua crescente e um leão.
Depois de algum tempo, o leão passou a identificar os produtos da marca, e foi evoluindo as formas desde então. Ele já existia quando a Peugeot lançou seu primeiro motor a combustão, no fim do século 18. O leão foi o escolhido desde sempre por transmitir força e nobreza.