Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

15/08/2022 - 8 minutos de leitura.

Picapes mais caras à venda no Brasil já passam dos R$ 500 mil; veja a lista

Stellantis domina pódio das picapes mais caras do País; até opções médias de entrada e com cabine simples já superam barreira dos R$ 200 mil

RAM 3500 tem motor Cummins 6.7 turbodiesel com seis cilindros em linha, potência de 365 e torque de 110,7 mkgf Crédito: Stellantis/Divulgação

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Ao contrário dos Estados Unidos, onde a Ford F-150 é o modelo mais vendido do mercado, o Brasil nunca foi o “país das picapes”. Entretanto, esses modelos estão cada vez mais equipados e robustos, e estão chamando a atenção do consumidor. O fato é que esses veículos não cresceram apenas na preferência do público brasileiro, mas também no preço. Afinal, alcançam por aqui preços cada vez maiores, que já ultrapassam meio milhão de reais.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

O Jeep Gladiator, por exemplo, custa R$ 499.990 – e passa dos R$ 515 mil em São Paulo, com ICMS mais alto. Ainda assim, vendeu todo o lote inicial disponível em apenas 3 horas. E saiba que essa não é a picape mais cara do Brasil.

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Acima dela, ainda tem o RAM 3500. Já de olho em outro público – mesmo porque exige CNH categoria C para a condução -, o modelo não sai por menos que absurdos R$ 529.990. Algo fora do contexto para um País que reclama da baixa produção, das vendas inferiores ao período pré-pandemia e do fechamento de concessionárias nos últimos anos. Um cenário econômico bastante controverso, onde se fala em crise, mas os emplacamentos de modelos premium não param de subir.

Ram/Divulgação

Picapes distintas em terceiro lugar

Se 3500 e Gladiator estão no topo do pódio de picapes caras, quem ocupa o terceiro posto também é da Stellantis. Aliás, são duas picapes. RAM 1500 Rebel e 2500 Laramie custam R$ 456.990. Entretanto, ambas têm públicos distintos. Enquanto o primeira é menor e tem mais desempenho, a segunda já é mais pesadona, a diesel e também exige CNH C.


Ram/Divulgação

Em detalhes, a 1500 Rebel conta com motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv (o mais potente da categoria no Brasil) e 56,7 mkgf. Com isso, consegue ir de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e chegar a 174 km/h de velocidade máxima.

Um contraponto é a capacidade de carga. O RAM 1500 leva só 610 kg. Em contrapartida, no RAM 2500 Laramie, 1.088 kg. O motor desse último também é maior. Sob o capô, a picape grandalhona leva o Cummins de 6,7 litros turbodiesel, seis cilindros em linha – o mesmo da 3500. São 365 cv de potência e parrudos 110,7 mkgf de torque máximo. Ambos os conjuntos têm câmbio automático com, respectivamente, 8 e 6 marchas.



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Novidades que vão mexer no ranking

Mas não para por aí. Afinal, a coisa anda tão boa que, a RAM já anunciou mais um lançamento no País, a antiga geração do 1500 (Classic). Nela, tanto a versão Laramie quanto a RT vêm com o motor 5.7 V8 Hemi de 395 cv de potência e 55,9 mkgf de torque, e câmbio automático de 8 marchas. Importado do México (com menos impostos), deve ocupar o lugar de modelo de entrada na gama da RAM. Ou seja, deverá rondar os R$ 350 mil.

Jeffrey Sauger/General Motors

Um adendo: o novo Chevrolet Silverado virá em outubro de 2023 para tentar tirar o reinado da Stellantis no mundo das picapes grandes. Como será importado do México, também contará com os acordos comerciais que o Brasil tem com aquele país e, desse modo, terá isenção da taxa de importação. De qualquer forma, não dá para esperar preços muito diferentes do concorrente da RAM 1500. A picape da gravata dourada terá preço próximo.


Nas demais posições

Fora do pódio das mais caras do Brasil – já que o terceiro lugar deu empate -, o quarto lugar é da única picape elétrica à venda por aqui. A JAC iEV330P custa R$ 369.990. Ela tem tamanho de média e motor elétrico de 150 cv e 33,7 mkgf. Mas, se a potência parece baixa para um veículo do tipo, a capacidade de carga é bem boa, com 800 kg.

Daniel Teixeira/Estadão

Na mesma faixa – nada barata – de R$ 350 mil, temos ainda a picape média líder absoluta de vendas no Brasil. A Toyota Hilux em sua versão topo de linha GR-S é mais um modelo deste ranking, com tabela de R$ 354.790. Nos emplacamentos, perde apenas para Fiat Strada e Toro. Até 2019, a Hilux tinha versões de topo na faixa dos R$ 200 mil. Contudo, atualmente, não sai por menos de R$ 220.690 no modelo de entrada e com cabine simples.


Toyota/Divulgação

A lista das picapes mais caras do mercado brasileiro tem, por fim, mais uma cinco modelos tradicionais no País. A Volkswagen Amarok V6 Extreme tem preço de R$ 332.180, a Nissan Frontier Pro-4X/Platinum custa R$ 323.890, a Ford Ranger Limited chega a R$ 321.090, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S tem tabela de R$ 314.990 e, fechando o grupo das dez mais caras, está a Chevrolet S10 High Country, que alcança R$ 313.190. Veja abaixo:

As picapes mais caras do Brasil

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