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Porsche e Audi são suspeitas de burlar testes de emissões, de novo
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Porsche e Audi são suspeitas de burlar testes de emissões, de novo

Desta vez, as duas marcas do Grupo Volkswagen estão sendo investigadas porque existe a suspeita de que o sistema de direção é utilizado para detectar se o carro está sendo testado

Redação

07 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Motor de Porsche Cayenne
Crédito:Existe a suspeita de que veículos da Porsche (foto) e Audi emitiriam menos quando o volante não estivesse sendo esterçado. Foto: Porsche

 

As notícias de fraudes em testes de emissões nas empresas do Grupo Volkswagen ainda continuam aparecendo. Desta vez, as acusações recaem sobre Audi e Porsche.

Segundo a Automotive News, o Ministério dos Transportes alemão acusou as duas marcas de burlarem os testes de emissões. A novidade é que desta vez a suspeita recai sobre o sistema de direção.

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As autoridades alemãs estão investigando para tentar descobrir se as marcas utilizaram algum programa que detecte se o carro está sendo submetido a testes de emissões.

Há a suspeita de que os veículos emitem pouco quando o volante não é movimentado, o que sugeriria um ciclo de teste em laboratório, com o carro funcionando sobre dinamômetro.

No entanto, caso a direção esteja sendo esterçada num ângulo superior a 15 graus, o sistema entenderia que o automóvel não está sob testes, situação em que a emissão de óxido de nitrogênio aumentaria.


No caso da Audi, a suspeição recai sobre algumas versões do A7 e do A8. Por e-mail à publicação, a Porsche negou as acusações: “Podemos confirmar que não estamos usando movimentos de direção com o objetivo de detectar ciclo de teste, e reagir a isso”.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.