Você está lendo...
Porsche terá SUV elétrico maior que o Cayenne e mais modelos a bateria
Notícias

Porsche terá SUV elétrico maior que o Cayenne e mais modelos a bateria

Modelo será maior e posicionado acima do SUV grande; Porsche planeja eletrificar Macan, 718 Boxster e Cayman, além do próprio Cayenne

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

30 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche Cayenne Turbo GT
Novo SUV elétrico da Porsche será maior que Cayenne e inspirado nos sedãs da marca
Crédito:Porsche/Divulgação

Para comemorar o bom desempenho nas vendas de seus veículos, que atingiu alta de 2,6% em relação ao ano passado, a Porsche anunciou que irá iniciar o processo de eletrificação de sua linha de automóveis. Além disso, um novo SUV grande, elétrico, está a caminho. Ele ficará acima da Cayenne e será parte da nova linha de eletrificados da marca.

A marca tem por objetivo de que mais de 80% de suas vendas correspondam por veículos elétricos a partir de 2030, o que significa que investirá com tudo na eletrificação de sua linha, por exemplo. Por isso, é seguro dizer que os modelos Cayenne, 718 Boxter/Cayman e Macan se tornarão veículos elétricos em suas próximas gerações. Além disso, a útima reestilização recebia pelo SUV Cayenne será a última a utilizar um motor a combustão.



Novo SUV da Porsche fará parte da eletrificação da marca

Porsche-Cayenne-cima
Novo modelo será maior que Cayenne e terá inspiração nos sedãs da marca (Porsche/Divulgação)

Publicidade


Entretanto, o primeiro modelo que passará pela transição para a eletrificação será o Macan. No entanto, ele ainda vai conviver com a sua versão a combustão nas lojas, que seguirá sendo vendida. A falta de componentes necessários para a construção do SUV elétrico atrasaram seu lançamento, que deveria ter aparecido este ano, mas só virá em 2024.

Na linha de “entrada”, os esportivos 718 Cayman e Boxter já rodam em testes com seus respectivos motores elétricos, e a dupla deve estar disponível ao grande público a partir de 2025. Fechando a linha de elétricos, o SUV Cayenne entrará para o movimento da eletrificação e chega às lojas em 2026. Isso significa que restam apenas três anos para as atuais versões do modelo continuarem em linha.

A grande novidade da marca fica por conta do novo SUV grande, que será posicionado acima do Cayenne, que ainda não tem data para seu lançamento. Chamado internamente de projeto K1, ele é destinado para mercados como o chinês e o americano, e está em desenvolvimento desde 2020, por exemplo. Consideravelmente maior que o Cayenne, ele tem 20 cm a mais de comprimento, significando um modelo maior que 5 metros, por exemplo.


Ainda segundo a marca, o modelo será o maior modelo já produzido, e terá fortes influências vindas dos sedãs da marca. É provável que o modelo tenha inspiração em modelos cupê, como uma das versões do Cayenne e do Panamera, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Porsche GT4 e-Performance é Cayman elétrico com potência de F1


Deixe sua opinião