A renovação do Peugeot 3008 está a caminho. Mas, enquanto a fabricante esconde os segredos da terceira geração do SUV, o site CarScoops publicou projeções do que pode vir por aí. Para isso, contou com a ajuda do designer Jean Francois Hubert, da SB-Medien. Os desenhos foram inspirados na nova linguagem dos carros da marca do leão, com porte maior e interior revisado. A variante elétrica também aparece e será realidade.
Com estreia prevista para 2023, o crossover ganhará carroceria totalmente redesenhada, assim como a nova plataforma do novo 308. Por ora, as projeções mostram apenas como pode ficar a dianteira do SUV. Ela ganhará o novo logotipo da Peugeot e terá o estilo mais recente, com destaque para a grade de efeito tridimensional. Por sua vez, os faróis trazem LEDs que simulam as garras de leão, detalhe que não poderia faltar.

Ao estilo do 308, o novo 3008 deve apostar na robustez. Entretanto, terá curvas mais suaves e elegantes que o hatch – afinal, as propostas são diferentes. De acordo com os esboços do CarScoops, a linha do teto ganhará dinamismo. Também são esperadas diferenças na linha de cintura, que será mais alta. Na traseira, ainda sem projeção, espera-se por lanternas de LEDs bem afiladas. A plataforma EMP2 poderá receber atualizações. Dessa forma, pode superar os atuais 4,45 metros de comprimento e se distanciar do novo 2008, que tem 4,30 m.

Aposta na eletrificação
O i-Cockpit da Peugeot também deverá sofrer alterações. A tela central vai aumentar de tamanho (tem 10″ atualmente) e o quadro de instrumentos 3D (12,3″) será redesenhado. Materiais e controles também serão revisados, bem como os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), que deverão ganhar atualizações remotas.
Em relação aos motores, tudo é possível. Entretanto, é fato que a Peugeot tem planos para eletrificar sua gama até 2025 e, assim, quer se tornar totalmente elétrica até 2030 no continente europeu. Nesse sentido, dá para afirmar que o Peugeot 3008 ainda deverá oferecer motores de combustão interna. Mas os motores a diesel devem ficar de fora. Assim, uma das apostas é o 1.2 turbo três cilindros PureTech com sistema híbrido leve de 48 volts.
Por falar em eletrificação, é certo que o SUV francês terá versão 100% elétrica, que pode se chamar e-3008. Assim como ocorre com o hatch 208. Para matar a curiosidade, os primeiros protótipos devem aparecer (ainda camuflados) até o fim deste ano.